Scholas Occurrentes

Onde há guerras, há derrota da política, afirma Papa

Francisco celebrou a chegada de Scholas Occurrentes nos cinco continentes ao visitar a sede da fundação em Roma 

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante visita a sede da Scholas Occurentes, em Roma /Foto: IPA/ABACA via Reuters

O Papa Francisco encontrou na tarde desta quinta-feira, 20, jovens e colaboradores italianos da Scholas Occurentes. O Pontífice visitou a sede da fundação pontifícia em Roma. 

O Santo Padre também encontrou virtualmente jovens e colaboradores da Scholas Occurentes dos Estados Unidos, Espanha e Austrália, além de estudantes de outras partes do mundo.

Política

Um jovem de nome Jacopo questionou Francisco em nome de um grupo de caráter internacional que se reuniu na pandemia para aprofundar o tema da política: “Como os jovens podem mudar a política para tornar realidade o sonho da ‘Fratelli tutti’?”. 

Em resposta, o Papa afirmou que a política é a maior forma de caridade e acrescentou: 

“O teste de política é a guerra, o teste de honra de uma nação para mim é: você produz armas? Você promove guerras? Você faz a sua riqueza porque vende armas para que outros se matem? E ali saberemos se uma nação é moralmente sadia.”

Guerras

Francisco acrescentou: “quando me falam sobre o estado da política no mundo, eu digo: vejam onde há guerras, ali há o fracasso da política”.

O Papa também comentou que dói seu coração ver sacerdotes abençoando armas. “Os instrumentos de morte não devem ser abençoados”, frisou.

Inauguração virtual

Além da transmissão de vídeos com atividades da rede global registrados nos 5 continentes, o Pontífice inaugurou virtualmente uma nova sede de Scholas na Austrália. O Santo Padre  também ouviu depoimentos emocionados de jovens.

Todos que se envolveram com o encontro virtual direto do Palácio São Calisto, no bairro Trastevere, em Roma, também participaram de um ato simbólico, cavando um buraco em vasos de terra como sinal de renascimento, de reinício e também de “risco”.

O Papa afirmou, antes de dar a bênção final, que arriscar é importante: “Scholas não pode ser compreendida sem esta atitude de risco”.

Scholas Occurrentes

A Scholas Occurrentes é uma fundação pontifícia que teve origem na cidade de Buenos Aires em 2001. Ela surgiu quando Jorge Mario Bergoglio era arcebispo da capital da Argentina.

A fundação integra estudantes de escolas públicas e privadas, de todas as religiões, para educar os jovens no compromisso pelo bem comum.

A organização internacional promove a cultura da paz e do encontro e atualmente está presente em 190 países.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo