Intenção de Oração

O Vídeo do Papa do mês de setembro: “A pena de morte é inadmissível"

Na intenção de oração para setembro, Francisco aborda o tema da abolição da pena de morte; o Pontífice afirma que esta é uma ação que “não oferece justiça às vítimas, mas encoraja a vingança.”

Da Redação, com O Vídeo do Papa

Em Setembro, o Papa Francisco convida-nos a rezar “para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa, possa ser abolida nas leis de todos os países do mundo”. Francisco ressalta a necessidade de dizer não à pena de morte.

“Cada dia mais pessoas, em todo o mundo, dizem não à pena de morte. Para a Igreja, isso é um sinal de esperança.
Do ponto de vista jurídico, a pena de morte já não é necessária.”

Segundo o Papa, a sociedade pode reprimir com eficácia o crime, sem privar definitivamente o infrator da possibilidade de redimir-se. “Sempre, em toda condenação, deve haver uma janela de esperança. A pena de morte não oferece justiça às vítimas, mas encoraja a vingança e impede qualquer possibilidade de se desfazer um possível erro judicial.”

Francisco destaca ainda que moralmente a pena de morte é inadequada. “Ela destrói o dom mais importante que recebemos: a vida. Não esqueçamos que, até ao último momento, uma pessoa pode converter-se e pode mudar.” E à luz do Evangelho, a pena de morte é inadmissível. “O mandamento “não matarás” refere-se tanto ao inocente como ao culpado.”

“Apelo, pois, a todas as pessoas de boa vontade para que se mobilizem pelo fim da pena de morte em todo o mundo. Rezemos para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa seja abolida na lei de todos os países do mundo”, concluiu o Pontífice.  

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo