Último discurso

“O Iraque ficará sempre no meu coração”, afirma Papa

Ao final da Missa em Erbil, Francisco fez seu último discurso aos iraquianos; Pontífice volta para Roma nesta segunda-feira, 8

Julia Beck
Da redação

Papa Francisco acena para os fiéis iraquianos no estádio “Franso Hariri”, em Erbil, no Iraque/ Foto: REUTERS/Yara Nardi

“O Iraque ficará sempre no meu coração”. A frase fez parte do último discurso do Papa Francisco no país, após a missa deste domingo, 7, no Estádio “Franso Hariri”, em Erbil.

O Santo Padre começou deixando um abraço aos cristãos das muitas confissões, que assim como os católicos, têm mártires que derramaram o sangue no Iraque.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa ao Iraque

“Agora os mártires resplandecem juntos. Lá em cima nos pedem que caminhemos juntos rumo ao futuro da humanidade”, reforçou.

Agradecimento ao clero

O Pontífice agradeceu aos membros do clero e toda comunidade local que trabalhou na organização e acontecimento de sua viagem apostólica.

“Agradeço todos que trabalharam, acompanharam com a oração e me acolheram com afeto”, destacou.

Agradecimento ao governo e à sociedade civil

Também o governo do país e a sociedade civil receberam a gratidão de Francisco. O Santo Padre também citou os colaboradores e voluntários da viagem. “Obrigado a todos!”.

Sofrimento, mas também esperança

“Nesses dias que passei no vosso meio, ouvi vozes de sofrimento e angústia, mas também de esperança e consolação”. Afirmou o Papa em reflexão sobre os dias no Iraque.

Diante disso, o Pontífice agradeceu instituições religiosas, igrejas e organizações que dão assistência ao povo na obra de reconstrução e renascimento social.

Iraque sempre no coração

Por fim, o Santo Padre reforçou que o país estará sempre em seu coração e fez um último pedido: “Trabalhem juntos e unidos por um futuro de paz e prosperidade. Não deixem ninguém para trás!”.

Francisco assegurou suas orações e reforçou a importância das comunidades religiosas cooperarem para forjar laços de fraternidade e solidariedade a serviço do bem comum. “Deus abençoe o Iraque!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo