Catequese

O fruto da oração é o maior milagre que um cristão pode realizar, diz Papa

Na Catequese desta quarta-feira, 5, Francisco falou sobre a “oração de contemplação”: “caridade e contemplação são sinônimos”

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante Audiência Geral desta quarta-feira, 5/ Foto: Vatican Media via Reuters

Contemplar e rezar. Este foi o tema da catequese do Papa Francisco desta quarta-feira, 5. A Audiência Geral foi realizada ainda sem a presença de fiéis, na Biblioteca do Palácio Apostólico.

Leia também
.: Papa: oração ajuda a amar os outros, não obstante seus erros e pecados

Na semana passada o Pontífice falou sobre a meditação. Hoje, prosseguindo seu ciclo sobre a oração, falou sobre a contemplação.

Dimensão contemplativa do ser humano

A dimensão contemplativa do ser humano, afirmou o Santo Padre, é um pouco como o “sal” da vida. “Dá sabor, dá gosto aos nossos dias”, frisou.

Segundo Francisco, podemos contemplar o nascer do sol, a primavera que desabrocha ou uma obra de arte. Antes de mais, contemplar não é um modo de fazer, mas um modo de ser.

Ser contemplativo, prosseguiu o Papa, não depende dos olhos, mas do coração. “E nisto entra em jogo a oração, como um ato de fé e amor, como ‘respiro’ da nossa relação com Deus”

“Eu olho para Ele e Ele olha para mim”

O Santo Padre citou o Santo Cura d’Ars. Ele afirmava que a contemplação é o olhar da fé, fixado em Jesus. “Eu olho para Ele e Ele olha para mim”, dizia.

“Tudo nasce disto: de um coração que se sente visto com amor. Então a realidade é contemplada com olhos diferentes”, sublinhou.

Luz do amor de Deus

De acordo com o Papa, Jesus era um mestre deste olhar e o seu segredo era a relação com o Pai.

Leia mais
.: No desânimo, Deus nos abraça com amor infinito, diz Papa

Como exemplo, o Pontífice propôs o evento da Transfiguração. “Precisamente no momento em que Jesus é mal compreendido, então resplandece uma luz divina”, destacou.

“É a luz do amor do Pai, que enche o coração do Filho e transfigura toda a sua Pessoa”, pontuou.

Contemplação: sinônimo de caridade

A contemplação, explica ainda Francisco, não é o oposto da ação e não é correto fazer essa contraposição.

“Este é certamente um dualismo que não pertence à mensagem cristã. No Evangelho, há apenas uma grande chamada, que é seguir Jesus no caminho do amor”, recordou.

Segundo o Pontífice, este é o ápice e o centro de tudo. “Neste sentido, caridade e contemplação são sinônimos, dizem a mesma coisa”.

Valor dos pequenos atos de amor

A última menção do Papa foi a São João da Cruz. O santo afirmava que um pequeno ato de amor puro é mais útil para a Igreja do que todas as outras obras juntas.

“O que nasce da oração e não da presunção do nosso ego, o que é purificado pela humildade, mesmo que seja um ato de amor isolado e silencioso, é o maior milagre que um cristão pode realizar”, observou o Santo Padre.

Leia também
.: Papa explica que a verdadeira fé faz milagres, não negócios

Segundo Francisco, este é o caminho da oração de contemplação: “eu olho para Ele e Ele olha para mim. E ali está o ato de amor no diálogo silencioso com Jesus que faz tanto bem à Igreja.”

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo