Advento

Novena de Natal 2022 CNBB: sintonia com o 3º Ano Vocacional

A paz é o tema central dos encontros da Novena de Natal de 2022; diante do tempo de guerra e tensões que o mundo vive, a paz que o Menino Jesus trouxe ao mundo ao se encarnar é o pano de fundo dessa Novena

Da Redação, com CNBB

Foto: Divulgação CNBB

A Novena de Natal 2022, publicada pela Edições CNBB, faz parte da programação do 3º Ano Vocacional vivenciado pela Igreja no Brasil.

Segundo o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom João Francisco Salm, o subsídio nos coloca a caminho de Belém, “na história de amor e salvação que Deus realiza na família de Nazaré e em toda a família humana”.

A partir do tema e do lema do Ano Vocacional, “Vocação: Graça e Missão”, cada encontro da Novena de Natal introduz em uma verdadeira catequese. “A partir da leitura e da oração comunitária, vamos sentindo o chamado de Deus como graça que nos impulsiona à missão, escutando as histórias de nossos irmãos e partilhando as graças que temos recebido.” 

Dom João Francisco Salm deseja que a oração dessa Novena de Natal seja ocasião forte e real de intensificar a prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos: pessoal, familiar e comunitário, como resposta ao mandado de Jesus, expresso em Mateus e Lucas, de rezar por todas as vocações.

Orientações práticas da Novena

Como parte da programação do Ano Vocacional, é importante que o grupo da Novena convide, de modo especial, os adolescentes e jovens com suas famílias. 

O ideal é que, a cada dia, o encontro da Novena seja em uma casa diferente e que, em seu início, todos possam combinar quando e quem vai acolher os encontros, de modo que possam ser preparados com antecedência.

O ambiente do encontro precisa ser preparado previamente e os cantos devem devem ser escolhidos previamente e ensaiados com todos antes do início de cada encontro.

Ao final de cada encontro, pistas e ações concretas serão dadas nos âmbitos pessoal e comunitário para a vivência do que a Novena de Natal está refletindo.

Onde encontrar a Novena de Natal 

A Novena de Natal 2022 está disponível para compra no site da Edições CNBB ou nas lojas físicas da Editora 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo