Evento no Vaticano

No evento "Fé e ciência: rumo à COP26", Papa frisa respeito pela criação

Papa indicou o tripé partilha-amor-respeito pela criação em seu discurso entregue junto com um apelo conjunto dirigido à COP26

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Religiosos e cientistas reunidos no Vaticano em evento em sobre a COP26 / Foto: Vatican Media via Reuters

O Papa Francisco participou nesta segunda-feira, 4, do encontro “Fé e Ciência. Rumo à Cop 26”. O evento promovido pelas embaixadas da Grã Bretanha e da Itália junto à Santa Sé e com a Santa Sé reuniu religiosos e cientistas de todo o mundo às vésperas da conferência climática da ONU programada para 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. 

No encontro, foi assinado um apelo conjunto dirigido à COP26 e entregue pelo Papa Francisco. O Pontífice também entregou aos presentes um discurso, em que pontuou três conceitos: o olhar da interdependência e da partilha, o motor do amor e a vocação ao respeito.

Leia também
.: Papa encoraja jovens da Youth4climate a buscarem o bem da humanidade

Recordando que, no mundo, tudo está interligado, o Pontífice destacou a necessidade de interdependência e partilha: não se pode agir sozinho.

“É fundamental o empenho de cada um no cuidado dos outros e do ambiente, um empenho que leve à tão urgente mudança de rumo, que deve ser alimentada também pela própria fé e espiritualidade”. Francisco acrescentou que cada um tem a própria fé e tradição espiritual, mas não há barreiras que permitam o isolamento.

O motor do amor

O Papa explicou que para iluminar este olhar, há o empenho em prol de um futuro modelado pela interdependência e a corresponsabilidade. E este empenho deve ser solicitado pelo motor do amor, uma força propulsora que deve ser reavivada a cada dia.

“O amor é espelho duma vida espiritual vivida intensamente. Um amor que se estende a todos sem olhar a fronteiras culturais, políticas e sociais; um amor que integra, mesmo e sobretudo em benefício dos últimos, que muitas vezes são quem nos ensina a superar as barreiras do egoísmo e a romper os muros do individualismo”.

Isso é um desafio diante da cultura do descarte, ressaltou o Pontífice. O apelo conjunto fala dessa cultura, destacando aquilo que constitui “sementes de conflito”: ganância, indiferença, ignorância, medo, injustiça, insegurança e violência. Segundo o Papa, são estas mesmas sementes de conflito que provocam as graves feridas que se inflige ao ambiente, levando à ruptura da aliança entre ser humano e ambiente.

Vocação ao respeito

O terceiro e último ponto abordado pelo Pontífice é a vocação ao respeito: pela criação, pelo próximo, por si mesmo e perante o Criador. Francisco ressaltou ainda o respeito mútuo entre fé e ciência, visando ao diálogo. E frisou que se trata de um respeito a ser vivido de forma empática e ativa, querendo conhecer o outro e dialogar com ele.

Na conclusão do discurso, o Papa considerou que esses três pontos parecem ser uma chave de leitura para iluminar o trabalho pelo cuidado da casa comum.

“A COP26 de Glasgow é urgentemente chamada a oferecer respostas eficazes à crise ecológica sem precedentes e à crise de valores em que vivemos e, assim, dar uma esperança concreta às gerações futuras: queremos acompanhá-la com o nosso empenho e a nossa proximidade espiritual”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo