Viagem apostólica

Na chegada à Eslováquia, Papa participa de encontro ecumênico

Primeiro discurso do Papa na Eslováquia foi no encontro ecumênico, um sinal de que a fé cristã no país é semente de unidade

Jéssica Marçal
Da Redação

papa em encontro ecumênico em Bratislava

Papa Francisco durante encontro ecumênico na nunciatura apostólica em Bratislava, na Eslováquia / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

O encontro com membros do Conselho Ecumênico das Igrejas na Eslováquia foi a ocasião do primeiro discurso do Papa Francisco no país. O Santo Padre iniciou, assim, a segunda etapa de sua viagem apostólica, que incluiu uma primeira passagem por Budapeste, na Hungria.

Acesse
.: Íntegra do discurso do Papa
.: Notícias sobre a viagem do Papa à Hungria e Eslováquia

Francisco ficou contente por seu primeiro compromisso na Eslováquia ser esse encontro ecumênico. “Constitui um sinal de que a fé cristã é – e quer ser – neste país semente de unidade e fermento de fraternidade”, explicou.

Em seu discurso, o Santo Padre pontuou como é belo, mas ao mesmo tempo difícil, viver a fé em liberdade. Citou, nesse contexto, a tentação da escravidão interior e de se cair na armadilha de se contentar com pão e um pouco mais, acomodando-se com uma vida tranquila.

Estando no coração da Europa, o Papa questionou será que os cristãos perderam um pouco o ardor do anúncio e da profecia, se a verdade do Evangelho os fazem livres. Ou se sua liberdade está em zonas de conforto, sem contratempos. “Não nos preocupemos apenas com o que possa ser útil às nossas próprias comunidades; a liberdade do irmão e da irmã é também a nossa liberdade, porque, sem a dele e a dela, não será plena a nossa liberdade”.

Exemplo de Cirilo e Metódio: caminho de unidade

O Papa recordou ainda o testemunho cristão dos santos irmãos Cirilo e Metódio, com o desejo de que isso ajude a seguir no caminho da comunhão fraterna em nome de Jesus. “Caso contrário, como podemos desejar uma Europa que reencontre as suas raízes cristãs, se somos nós os primeiros desarraigados da plena comunhão?”, indagou.

O Pontífice expressou ainda o desejo de que o exemplo dos santos, precursores do ecumenismo, ajude a trabalhar pela reconciliação das diferenças, por uma unidade que não é uniformidade.

Já na parte final do discurso, o Papa partilhou dois conselhos fraternos para a difusão do Evangelho da liberdade e da unidade no tempo atual. O primeiro é sobre contemplação: cultivar essa tradição espiritual para redescobrir a beleza da adoração de Deus. O segundo diz respeito à ação: sobretudo, fazer algo em conjunto pelos pobres.

“A partilha da caridade abre horizontes mais amplos e ajuda a caminhar mais rápido, superando preconceitos e equívocos. (…) Que o dom de Deus esteja presente sobre a mesa de todos, pois, embora ainda não possamos partilhar a mesma Mesa Eucarística, podemos hospedar juntos Jesus, servindo-O nos pobres”.

“Encorajo-vos a prosseguir no caminho ecumênico, tesouro irrenunciável e valioso. Asseguro a vossa recordação nas minhas orações e peço-vos, por favor, que rezeis por mim”, concluiu Francisco.

Próximos passos da viagem

Após o encontro ecumênico, o Papa terá um encontro privado com membros da Companhia de Jesus na Nunciatura Apostólica. E encerra, assim, seu primeiro dia na Eslováquia.

A programação recomeça amanhã, com a cerimônia de boas vindas no Palácio Presidencial. Confira aqui a programação completa da viagem. 

Logo mais, às 14h, a TV Canção Nova exibirá um programa especial sobre a viagem apostólica. 

Leia também
.: Viagem do Papa à Hungria e Eslováquia: acompanhe com a Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo