Na catequese, Papa se concentra no sacramento da Crisma

Aos fiéis na Praça São Pedro, Francisco falou da importância de cuidar para que os jovens recebam o sacramento, que faz parte da iniciação cristã

Jéssica Marçal
Da Redação

papa_catequese

Como de costume, Francisco saudou fiéis na Praça São Pedro antes do início da catequese / Foto: Reprodução CTV

Na audiência geral, desta quarta-feira, 29, Papa Francisco concentrou-se no sacramento da Crisma. Dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre os sacramentos, o Santo Padre destacou a importância da confirmação, a qual, junto ao batismo e à Eucaristia, forma a iniciação cristã.

Acesse
: Íntegra da catequese

Francisco explicou que Crisma significa unção e, de fato, pelo óleo sagrado que recebe, neste sacramento, o homem é confirmado no poder do Espírito Santo.

Trata-se de um sacramento que leva o homem a um crescimento na graça batismal, cumpre a ligação dele com a Igreja é dá lhe forças para propagar e defender a fé. Por isso, Francisco defendeu a importância de cuidar para que os jovens recebam esse sacramento.

“Talvez, não tenhamos tanto cuidado para que eles recebam a Crisma, e ficam no meio do caminho. Este sacramento é tão importante na vida cristã, porque nos dá forças para seguir adiante”, disse Francisco, pedindo que se faça sempre todo o possível para concluir essa iniciação cristã.

E para receber a Crisma é preciso uma boa preparação, disse o Papa. Ele lembrou que a confirmação, assim como os demais sacramentos, não é obra do homem, mas de Deus, que toma conta da vida humana. Ele infunde no homem o Seu Espírito Santo.

“Quando acolhemos o Espírito no nosso coração e O deixamos agir, o próprio Cristo se faz presente em nós e toma forma na nossa vida. Por meio de nós, será o próprio Cristo a rezar, infundir esperança e consolação, criar comunhão, semear paz. Pensem quão importante é isso”.

Francisco concluiu pedindo que os fiéis se lembrem de que receberam este sacramento e agradeçam por esta graça, além de pedir o auxílio divino para viver como verdadeiros cristãos.

Ao fim da catequese, nas saudações, o Papa deixou um apelo em prol do trabalho para todos. Ele pediu que se faça todo esforço possível para que o trabalho seja preocupação central de todos. “Que não falte trabalho, pois este é fonte de dignidade!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo