Catequese

Montar o presépio é convidar Jesus para entrar na nossa vida, diz Papa

Na Catequese desta quarta-feira, 18, Francisco pediu que os fiéis montem o presépio como preparação para o Natal: “Nos recorda que Deus veio entre nós” 

Da redação, com Vatican News 

Chegada do Papa na Sala Paulo VI para a Audiência Geral desta quarta-feira, 18/ Foto: Yara Nardi – Reuters

Faltando uma semana para o Natal, o Papa Francisco destacou durante a catequese desta quarta-feira, 18, na Audiência Geral, a importância da preparação para a solenidade que recorda o nascimento de Jesus. O Pontífice explicou aos fiéis que um modo simples de preparação, mas eficaz, é montar o presépio. O Santo Padre recordou que este ano foi a Greccio – lugar do primeiro presépio idealizado por São Francisco – e que escreveu uma Carta Apostólica a respeito.

Íntegra
.: Carta apostólica do Papa sobre o significado e o valor do Presépio
.: Íntegra da catequese do Papa

Segundo Francisco, p presépio é como um Evangelho vivo e recorda uma coisa essencial: que Deus não permaneceu invisível no céu, mas veio sobre a Terra, se fez homem. “Fazer o presépio é celebrar a proximidade de Deus: é redescobrir que Deus é real, concreto, vivo e palpitante. Não é um senhor distante ou um juiz desapegado, mas é Amor humilde, que desceu até nós”, completou.

Parar diante do Menino Jesus no presépio, aconselhou o Papa, é uma oportunidade para falar das pessoas e das situações que todos carregam no coração, fazer com Ele o balanço do ano e compartilhar as expectativas e as preocupações. Ao lado de Jesus, o Pontífice destaca a figura Nossa Senhora e São José. De acordo com o Santo Padre, a Santa Família é um evangelho doméstico.

A palavra presépio, explicou Francisco, significa literalmente “manjedoura”, enquanto a cidade do presépio, Belém, significa “casa do pão”. Esses elementos recordam que Jesus é o nutrimento essencial, o pão da vida, comentou o Papa. “É Ele que alimenta o nosso amor, é Ele que doa às nossas famílias a força para ir avante e nos perdoar”.

Leia mais
.: Monte o presépio em seu coração e celebre o nascimento de Jesus
.: Conheça a história e o significado do presépio

O presépio, acrescentou o Pontífice, oferece outro ensinamento de vida: um convite à contemplação. Para o Santo Padre, este símbolo natalino recorda e incentiva homens e mulheres a aprenderem a se recolher para acolher o que conta na vida. Francisco contou que ontem lhe deram de presente uma imagem pequena, com José acudindo o Menino e Maria descansando, cujo nome era: “Deixemos a mãe repousar”.

“Quantos entre vocês têm que dividir a noite entre marido e mulher para acudir a criança que chora, chora, chora…Deixemos a mãe repousar. É a ternura de uma família, de um matrimônio”. O presépio, portanto, é a imagem artesanal da paz num mundo onde todos os dias se fabricam inúmeras armas e tantas imagens violentas, frisou o Papa.

Por fim, o Santo Padre afirmou que ao olhar para o presépio é possível colher o ensinamento sobre o sentido próprio da vida. “Agora não estamos mais sós, há uma novidade decisiva: Jesus. Jesus vem na nossa vida concreta, por isso é importante fazer um pequeno presépio sempre, porque nos recorda que Deus veio entre nós, nasceu entre nós, nos acompanha e se fez homem como nós”.

Leia também
.: Carta do Papa ajudará fiéis a entenderem o significado do presépio

“Na vida de todos os dias, não estamos mais sós. Ele habita conosco. Não muda magicamente as coisas, mas, se O acolhermos, todas as coisas podem mudar. Eu então faço votos de que fazer o presépio seja a ocasião para convidar Jesus na vida. Quando fazemos o presépio em casa, é como abrir a porta: entre Jesus. Fazer concreta esta proximidade, este convite a Jesus para que venha na nossa vida. Porque se Ele a habita, renasce. E se a vida renasce, é verdadeiramente Natal. Feliz Natal a todos!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo