Íntegra

Mensagem do Papa para Simpósio Intercristão na Itália

Mensagem do Papa para Simpósio Intercristão na Itália
MENSAGEM

Mensagem do Papa ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos
Sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Boletim da Santa Sé
Tradução: Liliane Borges

Ao Venerado Irmão
o Senhor Cardeal Kurt Koch
Presidente do Pontifício Conselho para a
Promoção da Unidade dos Cristãos

É com grande alegria que tomei conhecimento da iniciativa do Simpósio intercristão, organizado a cada dois anos pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianum e do Departamento de Teologia da Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salonica, com o objetivo de aprofundar o conhecimento das tradições teológicas e espirituais do Oriente e do Ocidente e cultivar relações fraternas de amizade e de estudo entre os membros das duas instituições acadêmicas.

Desejo, portanto,  estender minhas cordiais saudações aos organizadores, aos relatores e a todos os participantes da XIII edição da louvável iniciativa, que acontece este ano em Milão, em colaboração com a Universidade Católica do Sagrado Coração, com o tema “A vida dos cristãos e o poder civil. Questões históricas e perspectivas atuais no Oriente e no Ocidente”. Esse assunto se encaixa bem no contexto das múltiplas iniciativas que visam comemorar o 17º centenário da promulgação do Edito constantiniano. Iniciativas que em Milão obtiveram momentos de particular importância, tais como a visita do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I à Igreja Ambrosiana e à cidade.

A decisão histórica, com a qual foi decretada a liberdade religiosa para os cristãos, abriu novos caminhos para a difusão do Evangelho e  contribuiu de maneira determinante para o nascimento da civilização europeia. A memória desse evento proporciona uma oportunidade para o presente Simpósio, de refletir sobre o desenvolvimento de  modalidades com as quais o mundo cristão se relacionada com a sociedade civil e com as autoridades que a presidem. Estas modalidades se desenvolveram ao longo da história, em contexto diferentes, conhecendo significativas diversificações no Oriente e no Ocidente. Ao mesmo tempo, foram mantidos algumas tratos fundamentais, tais como a crença de que o poder civil tem o seu limite perante a lei de Deus, a reivindicação  do justo espaço de autonomia a consciência, o conhecimento  de que a autoridade eclesiástica e o poder civil são chamados a colaborar para o bem integral da comunidade humana.

Desejo  que os trabalhos do Simpósio tragam  frutos abundantes para o progresso da pesquisa histórica e a compreensão mútua entre as diferentes tradições. Asseguro a minha recordação na oração e cordialmente invoco a bênção apostólica sobre aqueles que contribuíram para a organização da conferência e sobre todos aqueles que estão participando.

Vaticano, 19 agosto 2013

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo