mensagem

Liturgia: fonte e ápice de uma vida eclesial e pessoal, diz Papa

Francisco enviou uma mensagem nesta quinta-feira, 30, aos participantes do XVII Congresso Litúrgico Internacional 

Da redação, com Vatican News

Com o tema “O altar, recentes aquisições, novas questões”, teve início nesta quinta-feira, 30, no Mosteiro de Bose, na localidade de Magnano – região italiana do Piemonte – o XVII Congresso Litúrgico Internacional, organizado pelo Mosteiro de Bose e pelo Setor Nacional dos Bens Culturais Eclesiásticos da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Para a ocasião, o Santo Padre dirigiu uma saudação aos participantes.

“Que das reflexões do Congresso amadureça sempre mais a compreensão da liturgia como fonte e ápice de uma vida eclesial e pessoal repleta de fraternidade, (…) formada na escola do Evangelho”. Estes são os votos do Papa Francisco na mensagem assinada pelo secretário de Estado vaticano, cardeal Pietro Parolin, enviada ao fundador da comunidade monástica de Bose, Enzo Bianchi.

Congresso Litúrgico Internacional

Em andamento até sábado, 1º de junho, este Congresso é um encontro anual no qual estudiosos e especialistas de vários países debatem e refletem sobre temas concernentes à relação entre liturgia, arquitetura e arte. O Congresso Litúrgico Internacional de Bose oferece aos participantes – entre os quais teólogos, artistas e responsáveis pelos setores diocesanos de liturgia – um lugar de reflexão.

Conferencistas

Será dada atenção particular aos fundamentos neotestamentários do altar cristão. Entre outras questões no centro da reflexão, a união indissolúvel entre altar e ambão e a relação entre estudo artístico e funcionalidade.

O Congresso terá a participação de vários conferencistas, entre os quais, a diretora da coleção de arte contemporânea dos Museus Vaticanos, Micol Forti, e os liturgistas Dominik Jurczak do Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo de Roma, e Bert Daelemans da Pontifícia Universidade Comillas de Madri.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo