Angelus

Libertar-se dos apegos para crescer no espírito de serviço, exorta Papa

No Angelus deste domingo, 15, Francisco refletiu sobre o testemunho de João Batista: “Ele tinha sido enviado para preparar o caminho para o Messias e o fizera sem se poupar”

Da redação, com Vatican News

Foto: REUTERS/Remo Casilli

O Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus, deste domingo, 15, com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. O Pontífice refletiu sobre o testemunho de João Batista a propósito de Jesus, depois de tê-lo batizado no rio Jordão. Na ocasião, João Batista disse: “É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim”.

Segundo Francisco, esta declaração revela o espírito de serviço de João. “Ele tinha sido enviado para preparar o caminho para o Messias e o fizera sem se poupar. Humanamente, alguém poderia pensar que ele receberia um “prêmio”, um lugar de destaque na vida pública de Jesus, mas não. João, tendo cumprido a sua missão, sabe se afastar, retira-se de cena para dar lugar a Jesus”.

João viu o Espírito descer sobre Jesus, comentou o Santo Padre, e o indicou como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e agora, por sua vez, ele o escuta humildemente. “Ele pregou ao povo, reuniu discípulos e os formou por muito tempo. No entanto, não prende ninguém a si”. “Isto é difícil, mas é o sinal do verdadeiro educador: não prender as pessoas a si”, ressaltou o Papa, destacando que João “coloca os seus discípulos nas pegadas de Jesus. Não está interessado em ter seguidores para si, em obter prestígio e sucesso, mas dá testemunho e depois dá um passo atrás, para que muitos tenham a alegria de encontrar Jesus”.

Libertação dos apegos

Com o seu espírito de serviço, com a sua capacidade de abrir espaço, João Batista ensina uma coisa importante: a libertação dos apegos, ressaltou o Pontífice. O Santo Padre destacou que é fácil se apegar a papéis e cargos, à necessidade de ser estimado, reconhecido e premiado. Isso, embora natural, não é uma coisa boa, pontuou o Papa, porque o serviço envolve a gratuidade, o cuidar dos outros sem vantagens para si, sem segundas intenções. “Nos fará bem cultivar, como João, a virtude de nos afastarmos no momento oportuno, testemunhando que o ponto de referência da vida é Jesus”.

Na sequência, Francisco convidou todos a pensar em como isso é importante para um sacerdote, que é chamado a pregar e celebrar não por protagonismo ou interesse, mas para acompanhar os outros a Jesus.

“Pensemos em como é importante para os pais, que crescem os filhos com tantos sacrifícios, mas depois têm que deixá-los livres para seguir seu caminho no trabalho, no matrimônio, na vida. É bonito e justo que os pais continuem garantindo a sua presença, dizendo aos filhos: “Não os deixaremos sozinhos”, mas com discrição, sem intromissão”.

Crescer no espírito de serviço

O Pontífice afirmou também que o mesmo vale para outros âmbitos, como a amizade, a vida conjugal, a vida comunitária. Libertar-se dos apegos do próprio ego e saber se afastar custa, mas é muito importante: é o passo decisivo para crescer no espírito de serviço, argumentou o Santo Padre.

O Papa convidou os fiéis a fazerem as seguintes perguntas: “Somos capazes de abrir espaço para os outros? De escutá-los, de deixá-los livres, de não prendê-los a nós exigindo reconhecimento? Atraímos os outros a Jesus ou a nós mesmos? E ainda, seguindo o exemplo de João: sabemos nos alegrar pelo fato de as pessoas seguirem seu caminho e o seu chamado, mesmo que isso implique um pouco de distanciamento de nós? Regozijamo-nos com suas realizações, com sinceridade e sem inveja?”

“Que Maria, a serva do Senhor, nos ajude a nos libertar dos apegos, e a abrir espaço ao Senhor e aos outros”, concluiu Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo