Encíclica

Laudato Si' é um marco no ensino social católico, destaca bispo alemão

Episcopado alemão define a Laudato Si’ como “um marco” no ensino social católico, uma vez que tem como ideia básica que a ecologia e as questões sociais devem ser consideradas em conjunto

Da Redação, com Vatican News

A Encíclica Laudato Si’do Papa Francisco completará, no próximo domingo, 24, 5 anos de publicação. Nesta semana, diversas instituições religiosas têm manisfestado o apreço e aprofundado o tema da ecologia integral.

A Conferência Episcopal alemã, em mensagem, destacou que a Encíclica também pode ser “considerada uma bússola útil para nós no período da crise atual e mais adiante.” A mensagem foi escrita por Dom Franz-Josef Overbeck, bispo de Essen e presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Conferência Episcopal Alemã.

“Caso se queira dar um novo impulso à economia e à vida pública na Alemanha e no mundo, na crise de Covid-19 – escreve o bispo – a primeira prioridade deve ser a adoção de medidas voltadas para um futuro que respeite o clima e o meio-ambiente, equilibrado do ponto de vista social”.

Leia também:
.: Ano especial dedicado à Laudato Si começa neste domingo
.: Seguir ecologia integral para preservar a vida, exorta Dom Walmor
.: CNBB recorda os 5 anos de lançamento da Encíclica Laudato Si

Dom Overbeck enfatiza que no contexto da pandemia de coronavírus, os pobres e os mais fracos são os mais afetados, por isso precisam de atenção especial. Ademais, recorda que para além dos próprios interesses, todos são responsáveis ​​pelo cuidado da casa comum.

Uma responsabilidade que se aplica também à Igreja que compartilha as grandes questões de nosso tempo, como a alegria e a esperança, a tristeza e o medo das pessoas.

“Especialmente em tempos difíceis – afirma o bispo alemão – não devemos perder a confiança em nosso compromisso com a justiça social, que também passa pela Laudato Si e que o Papa Francisco sempre desperta em nós.”

O presidente da Comissão de Assuntos Sociais do episcopado alemão define a Laudato Si como “um marco” no ensino social católico, uma vez que tem como ideia básica que a ecologia e as questões sociais devem ser consideradas em conjunto.

E como o cuidado das pessoas e a proteção dos ecossistemas estão intimamente ligados, o prelado alemão faz um chamado para “alinhar nossa vida e nossa atividade com o princípio da sustentabilidade”.

Por fim, a mensagem também destaca que um claro sinal da importância da ecologia e do homem para o magistério da Igreja é evidenciado pela Exortação Apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia”, onde o Papa renova seu chamado para enfrentar a grande tarefa de mudança, para que a humanidade e toda a criação possam continuar a viver bem neste planeta no futuro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo