Sínodo dos Jovens

Juventude e Igreja são temas de discussões na reunião pré-sinodal

Segundo dia da reunião pré-sinodal entre Papa Francisco e aproximadamente 300 jovens é marcada por grupos de discussão

Julia Beck, com contribuição de Denise Claro
Da redação

Nesta terça-feira, 20, a reunião pré-sinodal com Papa Francisco e cerca de 300 jovens, entre eles cinco brasileiros, segue com discussões divididas por grupo linguístico. Orientados por moderadores, os jovens receberam documentos provocativos de perguntas sobre juventude, discernimento, fé, acompanhamento vocacional, tecnologia e assuntos que envolvem direta ou indiretamente a Igreja Católica.

Os participantes da reunião foram divididos em até dez grupos de cada língua oficial, entre elas o italiano, o inglês, o espanhol e o francês. Cada grupo foi formado por, no máximo, 10 jovens. Todos os integrantes do grupo contribuíram na discussão de acordo com seus pensamentos, ideologias e religiões. Segundo o brasileiro Thulio Fonseca, missionário da Comunidade Canção Nova e um dos participantes da reunião pré-sinodal, os grupos têm exercitado a promoção do diálogo inter-religioso e multicultural.

Leia mais
.: Canção Nova tem representante em reunião pré-sinodal com o Papa

A proposta para a formação desses grupos é a preparação de um documento a ser entregue ao Papa no Domingo de Ramos, como resposta do trabalho realizado durante estes dias. Segundo Fonseca, é uma oportunidade de promover questionamentos e respostas aos bispos que participarão do Sínodo dos Jovens em outubro deste ano, 2018.

As reuniões por grupo linguístico continuarão no período da manhã dessa quarta-feira, 21. Na tarde serão reunidas as equipes de redação do documento. Já na quinta-feira, 22, serão feitos então as correções e os acertos e, na sexta-feira, 23, a correção final. Após a aprovação marcada para sábado, 24, o documento será entregue ao Santo padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo