Tweet

Jesuíta, Papa Francisco recorda o dia de Santo Inácio de Loyola

Papa destacou exemplo de humildade de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus celebrado hoje pela Igreja

Da Redação

A Igreja celebra nesta sexta-feira, 31, o dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas da qual faz parte o Papa Francisco. Com uma mensagem em seu twitter – @Pontifex_pt – o Santo Padre recordou o exemplo de humildade do santo.

“Que #SantoInáciodeLoyola nos ensine a humildade: a humildade nos torna conscientes de que não somos nós que construímos o Reino de Deus, mas é sempre a graça do Senhor que age em nós, vasos de barro, frágeis, mas nos quais há um tesouro imenso que trazemos e comunicamos”, escreveu o Santo Padre.

Inácio nasceu em Loyola na Espanha, em 1491 e era dedicado à carreira militar. Em um dos combates, quebrou uma perna e ficou paralisado por um tempo, tempo este em que ocorreu sua conversão. Depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: “São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos fez isso, pois eu tenho também de o fazer”.

Com a conversão, Inácio pendurou a espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica e acabou por fundar a Companhia de Jesus em 1534. Ele morreu em 31 de julho de 1556 e foi canonizado em 12 de março de 1622, pelo Papa Gregório XV.

A Ordem dos Jesuítas, como também é conhecida, foi aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Em mais de 470 anos de história, a ordem se destaca pelo forte trabalho missionário, indo às fronteiras das dificuldades sociais. No Brasil, são mais de 500 jesuítas atuando em todos os estados brasileiros

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo