Mensagem papal

Papa envia mensagem ao fórum inter-religioso do G20 na Argentina

Francisco enviou uma mensagem aos integrantes do Fórum Inter-religioso que acontece em Buenos Aires

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Fórum Inter-Religioso, que acontece em Buenos Aires / Foto: Vatican Media

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos integrantes do G20 Fórum Inter-religioso, que acontece em Buenos Aires, Argentina, de 26 a 28 de setembro. O tema desta edição é “Construindo Consenso para o Desenvolvimento Justo e Sustentável: Contribuições Religiosas para um Futuro Digno”.

Esta é quinta edição do evento, que é relacionado às reuniões da Cúpula Econômica do G20, cujo encontro acontecerá entre 30 de novembro e 1º de dezembro.

Em sua mensagem, o Santo Padre disse que “essas conferências inter-religiosas, que giram em torno das cúpulas anuais do G20, aspiram oferecer à comunidade internacional as diferentes religiões e tradições filosóficas e experiências para destacar as questões sociais que tanto nos preocupam hoje”.

O Sucessor de Pedro disse ainda que homens e mulheres não podem permanecer indiferentes “às situações difíceis que afetam não apenas tantos dos nossos irmãos negligenciados e esquecidos, mas que também afetam o futuro da humanidade”.

Importância do diálogo

O diálogo construtivo, sublinha o Pontífice, é fundamental para encontrarmos as melhores soluções que afetam a todos. Francisco nota, porém, que o diálogo não significa a identidade individual. “Estar disposto a ir ao encontro do outro, entender suas razões, e sobretudo, uma ocasião de enriquecimento mútuo e crescimento fraterno”, afirmou.

“Não é possível construirmos uma casa comum deixando de lado pessoas que pensam de forma diferente”, exaltou Francisco.

O papel da religião

Em sua mensagem, o Papa disse ainda que a religião tem um papel importante ao promover a dignidade humana, que vem da fé em Deus, especialmente em “em que se afirma e se consolida um paradigma de desenvolvimento tecnocrático, com sua lógica de dominação e controle da realidade em favor dos interesses econômicos e lucrativos.”

O Pontífice encerrou sua mensagem com um convite urgente “para um novo diálogo a respeito de como estamos construindo nossa sociedade” e ainda clama que “todos protejamos nossa casa comum por meio da preocupação com toda a família.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo