Vaticano

Festa da Misericórdia: Papa preside missa na Basílica de São Pedro

Celebração acontece no próximo domingo, 24, às 10h, no horário italiano, ou seja, 5h no horário de Brasília

Da redação, com Vatican News

Foto: Daniel Ibanez – CNA

“No domingo celebraremos a Festa da Divina Misericórdia. Cristo nos ensina que o homem não só experimenta a misericórdia de Deus, mas também é chamado a mostrá-la a seu próximo. Sou especialmente grato a vocês por sua misericórdia para com tantos refugiados da Ucrânia, que encontraram portas abertas e corações generosos na Polônia. Que Deus os recompense por sua bondade.”

Assim o Papa se dirigiu aos poloneses na manhã desta quarta-feira, 20. Durante a tradicional saudação aos fiéis na Audiência Geral, Francisco lembrou do II Domingo de Páscoa, da Divina Misericórdia. 

Leia também
:. Padre comenta sentido e importância da Festa da Misericórdia

Após dois anos de celebrações em caráter privado por causa da pandemia de Covid-19, o Santo Padre vai presidir a missa neste domingo, 24, na Basílica de São Pedro. Em comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé desta quarta-feira, 20, veio a confirmação do Departamento das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

A missa começa às 10h no horário italiano, ou seja, 5h no horário de Brasília.

Festa da Divina Misericórdia

O Domingo da Divina Misericórdia foi instituído por São João Paulo II em 30 de abril de 2000. A data marca também o dia da canonização da Irmã Faustina.

Em 2020 e 2021, Francisco presidiu a liturgia eucarística por ocasião da Festa de forma privada na Igreja do Espírito Santo, em Sassia, localizada nas proximidades do Vaticano.

Leia também
.: Canção Nova celebra 20 anos da Festa da Misericórdia

No ano passado, por exemplo, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o dicastério da Santa Sé encarregado de organizar a celebração, reuniu detentos de três penitenciárias de Roma, jovens refugiados do Oriente Médio e da África, além de um grupo de enfermeiros para acompanhar a celebração.

No site do Santuário da Divina Misericórdia, o centro italiano de devoção a Jesus Misericordioso, uma programação especial já está sendo anunciada para o próximo domingo, 24.

A igreja vai abrir logo cedo da manhã para exposição e adoração eucarística do Santíssimo Sacramento. No final da manhã, após a missa com o Papa na Basílica Vaticana, está prevista uma procissão com a imagem de Jesus Misericordioso até a Praça São Pedro e participação na oração do Regina Coeli.

Compromissos do Papa

A participação do Pontífice já havia sido antecipada em calendário divulgado em 21 de março sobre os compromissos do Papa para os meses de abril e maio.

Na programação para o próximo mês, destaque para V Domingo de Páscoa, dia 15 de maio, quando Francisco vai presidir a Santa Missa com o Rito de Canonização de 10 Beatos:

– Titus Brandsma
– Lázaro (Devasahayam)
– César de Bus
– Luís Maria Palazzolo
– Justino Maria Russolillo
– Charles de Foucauld
– Maria Rivier
– Maria Francisca de Jesus Rubatto
– Maria de Jesus Santocanale
– Maria Domenica Mantovani

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo