Audiência no Vaticano

"Esporte, canal especial para promover a paz e a unidade", afirma Papa

Francisco recebeu nesta sexta-feira, 27, no Vaticano, os membros da Federação Internacional de Hóquei no Gelo

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco foi presenteado durante audiência nesta sexta-feira, 27/ Foto: Membros da Federação Internacional de Hóquei no Gelo estiveram no Vaticano nesta sexta-feira, 27/ Foto: Vatican Media

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta sexta-feira, 27, Sala Clementina, no Vaticano, os membros da Federação Internacional de Hóquei no Gelo que participam do congresso semestral do organismo. “O esporte é um canal realmente especial para promover a paz e a unidade. As atividades esportivas são lugares de encontro, onde se reúnem pessoas provenientes de contextos diferentes”, afirmou o Santo Padre.

“O Hóquei é um bom exemplo de como o esporte manifesta o sentido do estar juntos: é um jogo de equipe em que cada jogador desempenha uma função importante. Vemos nos campeonatos mundiais a alegria de pessoas provenientes de vários países, a alegria de reencontrar-se para viver a beleza do esporte”, sublinhou o Pontífice.

Leia também
.: Papa: esporte é ótima ocasião para aprender a dar o melhor de si
.: “Esporte é agregação, amadurecimento e fraternidade”, afirma Papa

Segundo Francisco, o esporte desempenha uma função no crescimento e no desenvolvimento integral. “Eis porque a Igreja aprecia o esporte como um campo de atividade humana em que é possível promover as virtudes da sobriedade, da humildade, da coragem e da paciência, e testemunhar de ter encontrado realidades bonitas, boas, verdadeiras e alegres”.

Membros da Federação Internacional de Hóquei no Gelo estiveram no Vaticano nesta sexta-feira, 27/ Foto: Vatican Media

Aos participantes da audiência, o Papa afirmou que, como líderes do hóquei internacional no gelo, encoraja saber que o objetivo do grupo não é apenas disciplinar as diretrizes e regras do esporte, mas também torná-lo inclusivo e acessível no âmbito global.

O hóquei no gelo requer habilidades específicas e resistência e os jogadores devem dominar as técnicas de patinagem e manter o equilíbrio no gelo, e devem também seguir o movimento de disco e levantar-se depois de uma queda. “Um esporte desse tipo requer horas e horas de treinamento”, frisou o Santo Padre, que prosseguiu: “Ao apoiar o desenvolvimento desse esporte no mundo, vocês incentivam os jovens e pessoas de mais idade, homens e mulheres, a colocarem para fora o melhor de si e a promoverem relacionamentos amigáveis dentro e fora da pista”.

Leia mais
.: Esporte ajuda a superar as diferenças, diz Papa a atletas

Papa durante discurso aos membros da Federação Internacional de Hóquei no Gelo/ Foto: Vatican Media

O Pontífice recordou que, em maio passado, foram aprovados os estatutos e regulamentos atualizados da Federação Internacional de Hóquei no Gelo, e que foi inserido um novo Código ético. “A mentalidade atual pode às vezes levar as atividades esportivas para o caminho errado, mas é preciso recordar que as regras existem para servir determinadas finalidades e evitar o mergulho no caos”.

“Os atletas honram o fair play (o jogo justo) não apenas quando seguem formalmente as regras, mas também quando observam a justiça e o respeito pelos adversários, a fim de que todos os competidores possam participar pacificamente do jogo”, destacou. Por fim, o Papa encorajou a Federação a prosseguir na missão de tornar esse esporte inclusivo e garantir um ambiente comunitário saudável a todas as pessoas que aderem a ele.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo