Em videomensagem a argentinos, Papa volta a defender cultura do encontro

Francisco destacou a necessidade de ir ao encontro dos mais necessitados, como ensina Jesus

Jéssica Marçal
Da Redação

Em videomensagem a argentinos, Papa volta a defender cultura do encontro

Devemos saber edificar, criar, construir uma cultura do encontro, destaca Francisco

O Papa Francisco enviou uma videomensagem aos argentinos por ocasião da memória litúrgica de São Caetano de Thiene, celebrada nesta quarta-feira, 7. Francisco voltou a falar da necessidade de prestar auxílio aos mais necessitados, promovendo uma cultura do encontro.

Acesse
: Confira a íntegra do texto da videomensagem

Durante a noite desta terça-feira, 6, precedendo a data comemorativa, católicos de Buenos Aires fizeram fila para passar diante da pequena estátua do santo mais popular da Argentina.

Quanto a essa tradicional prática, Francisco disse que, desta vez, ele percorreu a fila com o coração. “Estou um pouco distante e não posso partilhar com vocês este momento tão bonito”.

O Santo Padre recordou que o motivo da caminhada é o encontro com Jesus, mas neste ano, em especial, o tema da peregrinação fala de outro encontro: com os mais necessitados. Nesse sentido, Francisco voltou a defender a cultura do encontro, que não se trata de olhar ou ajudar de forma distante quem precisa, mas de encontrá-los verdadeiramente.

O Papa contou que, às vezes, pergunta para as pessoas se elas dão esmolas e se costumam olhar nos olhos das pessoas a quem ajudam, se costumam tocar nas mãos dessas pessoas. “E então não o tocou. E se não o tocou, não o encontrou”, disse.

Recordando que o ensinamento de Jesus é, antes de tudo, encontrar o outro e, encontrando, ajudar, Francisco destacou que é preciso saber encontrar. “Devemos saber edificar, criar, construir uma cultura do encontro”.

E neste caminho, o Santo Padre recordou que nunca se está sozinho, mas com Jesus e São Caetano. “Recordem bem: com São Caetano, nós necessitados vamos ao encontro dos mais necessitados. Com Jesus, nós necessitados, que temos mais necessidade, vamos ao encontro daqueles que têm ainda mais necessidade”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo