TV italiana

Em programa, Papa fala sobre vícios, virtudes e temas da doutrina católica

Conduzido pelo padre Marco Pozza, programa italiano tem sete episódios e apresenta diálogo do Papa Francisco sobre sete vícios e sete virtudes

Vatican News

Foto: Daniel Ibáñez – CNA

O canal de televisão Nove, da Discovery, apresenta o Papa Francisco em uma viagem à descoberta dos vícios e virtudes, luzes e sombras da existência humana. A série “Vícios e Virtudes – Diálogo com o Papa Francisco”, segundo o comunicado da iniciativa é uma inédita reflexão do Santo Padre com o padre Marco Pozza, capelão do cárcere “Due Pozzi” de Pádua, sobre temas fundamentais da doutrina católica que dizem respeito ao significado da existência de cada um de nós. A série será transmitida no Canal Nove e será apresentada em 7 episódios dedicados à comparação entre vícios e virtudes, segundo a interpretação dos afrescos do gênio da pintura Giotto na Capela Scrovegni em Pádua. O fio condutor do diálogo entre o Papa e o sacerdote é precisamente a delicada relação entre os 7 vícios (Soberba, Avareza, Luxúria, Ira, Gula, Inveja e Preguiça) e as 7 virtudes (Fé, Esperança, Caridade, Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança,).

“Deus ama a pessoa como ela é”

“Caímos na cultura do adjetivo, esquecemos os substantivos”, afirma o Papa. “Não esqueçamos que você é uma pessoa, você é um homem, você é uma mulher. É mais importante ser um homem ou uma mulher do que não ter esses vícios e virtudes. Deus não ama a adjetivação da pessoa, ele ama a pessoa, como ela é”. O confronto entre o Santo Padre e padre Pozza é o ponto de partida de cada episódio, que depois deixa espaço para histórias de pessoas cujas vidas pendem no equilíbrio entre vícios e virtudes. Um verdadeiro percurso de reflexão, dentro do qual cada espectador redescobrirá algo que lhe diz respeito de perto. O trabalho, compartilhado com o Papa Francisco, é produzido pela Seção de Comunicação da Discovery Itália e com influente autoria do padre Marco Pozza, que conduz o diálogo e “viaja” ao redor do mundo em busca de histórias.

O projeto

O sacerdote autor da série comenta: “Este projeto é a continuação natural de um caminho editorial, iniciado em 2017, junto com o Papa Francisco. Depois de Pai-Nosso, ‘Ave-Maria’ e ‘Eu Creio’, com ‘Vícios e Virtudes’, decidimos aprofundar, buscando encontrar uma audiência de espectadores talvez não acostumados a essas questões. Agradeço a Seção de Comunicação da Discovery Itália e o canal NOVE por esta esplêndida aventura: não é a humanidade que habita dentro da Igreja, mas é a Igreja que habita dentro da humanidade. É por isso que as questões do mundo e da humanidade que é contada, em seu inevitável entrelaçamento de vícios e virtudes, é a centelha que habita esta nossa história. Um trabalho imaginado, pensado e crescido com o Papa Francisco, do qual gostaria de ser companheiro e companhia”.

Para a Seção de Comunicação da Discovery Itália “trata-se de um projeto que constitui uma nova ocasião de colaboração com o canal NOVE. Após a série ‘Os grandes Papas’ e após o documentário ‘Todo o mundo fora’, no qual nasceu a colaboração com o padre Pozza, embarcamos nesta nova aventura de produção que esperamos possa dirigir-se a um público amplo e heterogêneo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo