Após a Catequese

Em oração a São José, Papa pede pelos migrantes e perseguidos

No final da última Catequese de 2021, Francisco rezou por todos que fogem da guerra, do ódio e da fome

Da redação, com Vatican News

Imagem de São José/ Foto: Daniel Ibanez – CNA

Mais uma vez, o Papa Francisco dirigiu-se a São José para pedir a sua proteção para a vida dos migrantes, dos abandonados e perseguidos do nosso tempo. Na última Audiência Geral de 2021, depois de uma catequese inteiramente centrada na “coragem” do pai adotivo de Jesus ao guiar a fuga de sua família ao Egito, o Pontífice fez uma oração ao santo.

A breve oração traz palavras da Patris Corde, a carta com a qual o Papa abriu, em 8 de dezembro de 2020, o Ano dedicado a São José, concluído em dia 8 de dezembro deste ano, durante a visita à Comunidade Cenáculo.

Confira a oração:

“São José,
vós que experimentastes o sofrimento de quem deve fugir,
vós que fostes obrigado a fugir
para salvar a vida dos entes mais queridos,
amparai todos aqueles que fogem por causa da guerra,
do ódio e da fome.
Ajudai-os nas suas dificuldades,
fortalecei-os na esperança e fazei com que encontrem acolhimento e solidariedade.
Guiai os seus passos e abri o coração de quantos os podem ajudar. Amém!”

Pedidos de agradecimento

O pedido do Papa de proteção a São José, cuja profunda devoção nunca escondeu desde a juventude, está simbolicamente entrelaçado com o gesto que Jorge Mario Bergoglio faz há décadas, ou seja, o de confiar ao santo intenções de oração, pedidos de graças e intercessões especiais, colocando alguns bilhetes sob a imagem de José adormecido que o acompanha desde que foi reitor do Colégio Máximo de São Miguel e que agora guarda no seu gabinete pessoal na Casa Santa Marta.

Hoje, o Santo Padre pediu que a oração ao esposo de Maria não seja apenas uma oração pessoal, mas que todos os fiéis se voltem para ele neste ano de 2022 e coloquem, em suas mãos, as esperanças e dificuldades daqueles “que são vítimas de circunstâncias adversas e que se sentem desanimados e abandonados por causa disso”.

Não esquecer quem está longe de casa

A oração se expressa em intenções ou ações precisas feitas nas saudações em várias línguas, que o Papa pronuncia no final das audiências de quartas-feiras. Aos fiéis de língua árabe, o Papa pediu: “Que a coragem de José, que se confiou à Providência de Deus, seja uma fonte de inspiração e compromisso para todos nós perante as crianças, para ensinar-lhes que só assim é possível repelir todo o mal e deter toda fuga sem medo”.

O Pontífice exortou os franceses a não “se esquecerem daqueles que, como a Sagrada Família no Egito, estão longe de casa e de seus entes queridos”. Ele pediu aos peregrinos alemães para que “rezem pelos migrantes, pelos perseguidos e por todos aqueles que se sentem abandonados e desanimados. Que o Senhor lhes dê esperança e nos ajude a estarmos próximos a eles”.

A intercessão de São José para o novo ano

Da mesma forma, o Papa Francisco indicou aos fiéis espanhóis o exemplo de São José para que, como ele, possam “confiar na Providência divina em todos os momentos” e terem “a coragem de acolher com espírito cristão de caridade e solidariedade todos os nossos irmãos e irmãs que tiveram que fugir de suas terras e deixar suas casas”. 

Eis a intenção de oração dirigida aos poloneses, válida para todos os fiéis do mundo, em vista do novo ano:

“Por intercessão de Maria Santíssima Mãe de Deus e de São José, seu esposo, rezamos para que o próximo ano seja feliz para nós e para todas as pessoas, para que a pandemia cesse e possamos desfrutar da paz em nossos corações, em nossas famílias, nas sociedades e no mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo