Para reflexão

Em mensagem para a Quaresma, Papa pede fé, esperança e caridade

Tema da mensagem deste ano é: “Vamos subir a Jerusalém (Mt 20, 18). Quaresma: tempo para renovar fé, esperança e caridade”

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Em mensagem para a Quaresma, Papa pede fé, esperança e caridade

Foto: Daniel Ibanez – CNA

A mensagem para a Quaresma 2021 do Papa Francisco foi divulgada nesta sexta-feira, 12. O tema deste ano é: “Vamos subir a Jerusalém (Mt 20, 18). Quaresma: tempo para renovar fé, esperança e caridade”. No texto, o Santo Padre recorda as condições citadas por Jesus para a conversão e expressão da humanidade. São elas: o jejum, a esmola e a oração.

Leia na íntegra
.: Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2021

A partir disso, o Pontífice disserta sobre três pontos apresentados no tema da mensagem. São eles uma consequência do jejum, da esmola e da oração. Uma fé sincera, uma esperança viva e uma caridade operosa.

Com fé, acolher a verdade para testemunhá-la

O primeiro ponto da mensagem para a Quaresma, é a fé. Segundo o Pontífice, a Quaresma é tempo de acolher e viver a Verdade manifestada em Cristo. Para isso, o Santo Padre afirma que é preciso deixar-se alcançar pela Palavra de Deus.

“Esta Verdade é o próprio Cristo, que, assumindo completamente a nossa humanidade, Se fez Caminho – exigente, mas aberto a todos – que conduz à plenitude da Vida”. 

Leia também
.: No Ângelus, Papa afirma: a medida da fé é o serviço
.: Papa: a fé em Cristo nos dá segurança, apesar de nossas misérias e fraquezas
.: A nossa fé nasce na manhã de Páscoa, diz Papa na catequese

O jejum deve ser fonte de compreensão da realidade. Também de encontro da plena realização e experiência de pobreza. Desta forma, quando entendido e praticado, ajuda a amar a Deus e ao próximo, destaca o Papa.

“A Quaresma é um tempo para acreditar, ou seja, para receber a Deus na nossa vida permitindo-Lhe «fazer morada» em nós (cf. Jo 14, 23)”. Jejuar, pontua Francisco, é libertar-se da existência e de tudo que atravanca. Para, assim, abrir as portas do coração para Jesus que é o Salvador.

Esperança na reconciliação que gera fraternidade

Falar em esperança, nos tempos atuais, é algo que parece provocativo, observa o Pontífice. O tempo da Quaresma é feito para ter esperança. É tempo para dirigir o olhar para a paciência de Deus e esperança na reconciliação.

A partir da palavra reconciliação, o Santo Padre exorta os fiéis, em sua mensagem para a Quaresma, a compreenderem o perdão no Sacramento como centro do processo de conversão. Desta forma, homens e mulheres poderão ser propagadores do perdão.

Leia também
.: Pandemia: “Abraçar o Senhor para abraçar a esperança”, pede Papa
.: Catequese do Papa: a esperança é uma Pessoa, Jesus Cristo
.: O Espírito Santo é o reconstrutor da esperança, diz Papa

Ao receber o perdão, todos podem oferecê-lo através da capacidade de viver um diálogo solícito, explica Francisco. “O perdão de Deus, através também das nossas palavras e gestos, possibilita viver uma Páscoa de fraternidade”.

Na Quaresma, o Santo Padre pede que sejam ditas palavras de incentivo, que reconfortam, consolam, fortalecem e estimulam. Não dizer palavras que humilham, angustiam, irritam e desprezam.

Para dar esperança, o Pontífice sublinha que basta ser amável, oferecer um sorriso e dizer uma palavra de estímulo. E é através do recolhimento e da oração silenciosa, que a esperança é dada como inspiração e luz interior. “Ilumina desafios e opções da nossa missão”.

Viver uma Quaresma com esperança, ressalta o Papa, é sentir que, em Jesus Cristo, todos são testemunhas de um tempo novo. Tempo este que Deus renova todas as coisas (cf. Ap 21, 1-6). Por isso é preciso estar sempre disposto a dar a razão da esperança a todo aquele que peça, e a razão é Cristo, frisa o Pontífice.

Caridade como a mais alta expressão da fé e da esperança

Sobre a caridade, Francisco afirma que ela consiste na alegria de ver o outro crescer. É o impulso do coração que faz sair de si para gerar vínculo e partilha. Com o seu dinamismo universal, o Santo Padre destaca que a caridade pode construir um mundo novo. “Não é um sentimento estéril, mas o modo melhor de alcançar vias eficazes de desenvolvimento para todos» (FT, 183).

A caridade é dom. Ela dá sentido à vida e graça a quem se encontra na privação. Nela, o pouco, se partilhado com amor, nunca acaba, mas transforma-se em reserva de vida e felicidade. O mesmo acontece com a esmola, defende o Pontífice. “Seja ela pequena ou grande, oferecida com alegria e simplicidade”.

Leia também
.: Papa no Angelus: amor ao próximo é chamado também de caridade fraterna
.: A caridade não se faz com o supérfluo, diz Papa
.: Angelus: caridade, não o egoísmo, prepara para o encontro com Deus

O Papa sublinha que viver uma Quaresma de caridade consiste em cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento. Cuidar também dos abandonados, angustiados pela pandemia da Covid-19. A estas pessoas, o Santo Padre pede que sejam oferecidas não somente obras de caridade, mas palavras de confiança.

“Só com um olhar cujo horizonte esteja transformado pela caridade, levando-nos a perceber a dignidade do outro, é que os pobres são reconhecidos e apreciados na sua dignidade imensa, respeitados no seu estilo próprio e cultura e, por conseguinte, verdadeiramente integrados na sociedade” (FT, 187).

Caminho rumo à luz pascal

O Papa sublinha ao final de sua mensagem para a Quaresma, que cada etapa da vida é um tempo para crer, esperar e amar. Deste modo, Francisco deseja que seu apelo para a vivência da Quaresma 2021 seja como um percurso de conversão, oração e partilha. Que ele ajude a reascender a memória comunitária e pessoal.

“A fé que vem de Cristo vivo, a esperança animada pelo sopro do Espírito e o amor cuja fonte inexaurível é o coração misericordioso do Pai”, afirma o Santo Padre. Por fim, o Pontífice pediu a Nossa Senhora que ampare e acompanhe os fiéis no caminho rumo à luz pascal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo