Ângelus na Irlanda

Em Knock, Papa reza por vítimas de abusos e pede por verdade e justiça

Da Esplanada do Santuário de Knock, Francisco rezou, durante tradicional oração do Ângelus, pelas vítimas de abusos por membros da Igreja na Irlanda

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco durante o Ângelus deste domingo, 28/ Foto: Reprodução Youtube Vatican News

Após sábado marcado por importantes compromissos em Dublin, na Irlanda, — encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático; visita à Catedral de Dublin, ao Centro de acolhimento para famílias sem-teto; e participação da Festa das Famílias —, Papa Francisco deslocou-se neste domingo, 26, para a aldeia de Knock, também na Irlanda.

O Santo Padre visitou o Santuário local e a Capela da Aparição. Da Esplanada, o Pontífice recitou a tradicional oração dominical do Ângelus e citou a intenção de sua oração realizada na capela da aldeia: todos os sobreviventes vítimas de abusos por membros da Igreja na Irlanda.

“Nenhum de nós pode deixar de se comover perante as histórias de menores que sofreram abusos, foram despojados da sua inocência ou que foram afastados das mães, e abandonados à deformação de dolorosas recordações. Esta chaga aberta nos desafia a sermos firmes e decididos na busca da verdade e da justiça”, comentou o Santo Padre.

Leia mais
.: Íntegra: Ângelus da Viagem Apostólica do Papa Francisco a Irlanda

Francisco continuou afirmando ter rogado a Deus o perdão para os pecados cometidos por membros do clero contra inocentes, para o escândalo e a traição sentidos por muitos na família de Deus. “Peço à nossa Bem-aventurada Mãe que interceda por todas as pessoas sobreviventes de abusos de qualquer tipo e confirme cada membro da família cristã no decidido propósito de nunca mais permitir que se verifiquem tais situações, bem como que interceda por todos nós, para que possamos sempre proceder com justiça e reparar, em quanto dependa de nós, tanta violência”, rogou.

O Papa aproveitou a oportunidade para manifestar sua satisfação em visitar o Santuário local, no contexto do Encontro Mundial das Famílias, e afirmou ter também confiado à intercessão de Nossa Senhora todas as famílias do mundo e, de modo especial, as famílias irlandesas.

Como recordação de sua passagem pela aldeia, o Pontífice deixou um terço, objeto reconhecido por Francisco como tradição das famílias da Irlanda.“Peço-vos: continuai com esta tradição! Quantos corações de pais, mães e filhos, no decorrer dos anos, tiraram consolação e força da meditação sobre a participação de Nossa Senhora nos mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos da vida de Cristo!”, comentou.

“Maria é Mãe. Maria é nossa Mãe, é também Mãe da Igreja, e é a Ela que entregamos hoje o caminho do povo fiel de Deus nesta Ilha de Esmeralda”, rezou o Santo Padre. A Maria, Francisco rogou que mantenha as famílias sustentadas no compromisso de espalhar o Reino de Cristo, cuidar do próximo, e exortou os fiéis: “Que as famílias sejam, no meio dos ventos e tempestades que enfuriam nos nossos tempos, baluartes de fé e bondade que, segundo as melhores tradições da nação, resistem a tudo o que pretenda diminuir a dignidade do homem e da mulher, criados à imagem de Deus e chamados ao destino sublime da vida eterna”.

Leia também
.: “Vós, famílias, sois a esperança da Igreja e do mundo”, diz Papa
.: Padre comenta presença do Papa na Festa das Famílias
.: Papa responde perguntas sobre matrimônio e transmissão da fé na família

A peregrinação de Francisco a Knock também foi uma oportunidade, segundo o Pontífice, para uma cordial saudação à população da Irlanda do Norte. “Embora a minha viagem para o Encontro Mundial das Famílias não inclua uma visita ao Norte, asseguro-vos a minha estima e a minha proximidade na oração. Peço a Nossa Senhora que sustente todos os membros da família irlandesa para que perseverem, como irmãos e irmãs, na obra de reconciliação”, afirmou.

Por fim, Francisco citou sua gratidão pelos progressos ecumênicos e pelo significativo crescimento de amizade e colaboração entre as comunidades cristãs da Irlanda. “Rezo para que todos os discípulos de Cristo continuem com perseverança os esforços por fazer avançar o processo de paz e construir uma sociedade harmoniosa e justa para os filhos de hoje, sejam cristãos, sejam muçulmanos, sejam judeus, sejam de qualquer fé: filhos da Irlanda”, rogou o Papa antes de iniciar a oração do Ângelus.

O próximo compromisso do Papa será em Dublin, na Irlanda, onde o Pontífice celebrará a missa de encerramento do 9º Encontro Mundial das Famílias, no Phoenix Park.

Acesse cobertura completa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo