31ª Viagem Apostólica

Durante voo à África, Papa conversa com os jornalistas

Francisco pediu orações pelas vítimas do furacão em Bahamas

Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa sé

O Papa Francisco deu início, nesta quarta-feira, 4, à sua 31ª Viagem apostólica Internacional. O pontífice partiu do Aeroporto de Fiumicino, às 8h (horário local), em direção à Maputo, capital de Moçambique, primeira etapa da viagem de uma semana à África. Madagascar e Maurício estão no itinerário da visita que tem como ponto central uma mensagem de paz e caridade.

Durante o voo, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que cerca de 70 jornalistas acompanham o Papa na viagem, entre eles, quatro moçambicanos, uma jornalista de Madagascar e três de Maurício. O diretor, em nome dos jornalistas, agradeceu ao Santo Padre pela oportunidade de realizar a cobertura da viagem.

.: Veja também:
.: A língua do Evangelho é o amor, diz Papa aos habitantes de Maurício
.: Papa Francisco confia a Nossa Senhora sua viagem à África
.: Papa Francisco aos moçambicanos: rezemos pela consolidação da paz
.: “Irei para confirmar vocês na fé”, diz Papa ao povo de Madagascar

O Pontífice saudou os jornalistas e os agradeceu pela companhia e auxílio na visita, e disse esperar que a “longa jornada dê frutos”. Em uma conversa informal, o Papa falou sobre o livro da vaticanista mexicana Valentina Alazraki, a quem chamou de “decana”, ausente nesta viagem, mas que já acompanhou 152 viagens apostólicas, desde de João Paulo II. Francisco ressaltou que o tema tratado no livro – a violência contra a mulher – traz uma reflexão sobre a dor e a exploração das mulheres de hoje. “Precisamos refletir sobre esse assunto”, ressaltou.

O Papa recordou também os 80 anos da agência de notícias espanhola EFE e a jornalista Cristina Cabrejas. Após a breve saudação, Francisco cumprimentou cada um dos jornalistas presente no voo.

Por fim, o Papa pediu a todos que fizessem uma “oração pelas vítimas dos furacões nas Bahamas, essa pobre gente que, de repente, de um dia para o outro, perde o lar, perde tudo, até a vida. Todos, em seu coração, façam uma oração por esses irmãos e irmãs que sofrem com esses furacões nas Bahamas. Obrigado”.

Leia também:
.: 31ª Viagem Apostólica: Papa Francisco a caminho de Moçambique

O voo papal deve chegar à Maputo às 13h (horário de Brasília) e Francisco será recebido pelas autoridades civis e eclesiásticas em uma cerimônia de boas-vindas. Nesta quarta-feira, 4, o Papa não terá outro compromisso público. Na quinta-feira, 5, a agenda do Papa começa com a visita ao presidente de Moçambique, no Palácio de Ponta Vermelha.

O Sistema Cancão Nova de Comunicação fará a cobertura da viagem do Papa poderá ser acompanhada pelo noticias.cancaonova.com e TV Canção Nova. Uma equipe especial fará a cobertura da visita do Papa à Moçambique, nos dias 4 a 6 de setembro. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo