Mensagem para Dia do Doente

Doentes têm dignidade, não são meros objetos, diz Papa

Na mensagem para Dia Mundial do Doente, Papa reitera dignidade dos que sofrem com a enfermidade: “são humanos e devem ser tratados como tal”

Jéssica Marçal
Da Redação

Os doentes nunca são meros objetos, eles têm dignidade, reitera Papa na mensagem / Foto: Arquivo - L'Osservatore Romano

Os doentes nunca são meros objetos, eles têm dignidade, reitera Papa na mensagem / Foto: Arquivo – L’Osservatore Romano

O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, 15, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente 2017, que será celebrado em 11 de fevereiro. A data do ano que vem terá como tema “Admiração pelo que Deus faz: “o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49)”.

O Santo Padre enfatiza na mensagem que cada doente é um ser humano e deve ser tratado como tal. “Os doentes, tal como as pessoas com deficiências mesmo muito graves, têm a sua dignidade inalienável e a sua missão própria na vida, não se tornando jamais meros objetos, ainda que às vezes pareçam de todo passivos, mas, na realidade, nunca o são”.

Ele destacou na mensagem o exemplo de Santa Bernadete, a quem Maria deu a vocação de servir os doentes chamando-a para ser Irmã da Caridade. E a santa fez isso tão bem que se tornou referência para todo profissional de saúde.

“Peçamos à Imaculada Conceição a graça de saber sempre relacionar-nos com o doente como uma pessoa que certamente precisa de ajuda – e, por vezes, até para as coisas mais elementares – mas também é portadora do seu próprio dom que deve partilhar com os outros.

No Dia Mundial do Doente, Francisco vê um impulso para contribuir para a difusão de uma cultura que respeita a vida, a saúde e o meio ambiente. Trata-se de um novo impulso para lutar pelo respeito da integridade e dignidade das pessoas, diz ele, inclusive abordando corretamente questões bioéticas, a tutela dos mais fracos e o cuidado pelo meio ambiente.

Não faltou na mensagem a manifestação da proximidade de Francisco a todos que vivem a experiência do sofrimento, bem como às famílias dessas pessoas e aos agentes de saúde em todo o mundo. “A todos, desejo que possam ser sempre sinais jubilosos da presença e do amor de Deus, imitando o testemunho luminoso de tantos amigos e amigas de Deus, dentre os quais recordo São João de Deus e São Camilo de Lélis, Padroeiros dos hospitais e dos profissionais de saúde, e Santa Teresa de Calcutá, missionária da ternura de Deus”.

O Dia Mundial do Doente foi instituído por São João Paulo II em 1992 e celebrado pela primeira vez em 11 de fevereiro de 1993.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo