Conselho Pré-Sinodal

Documento Preparatório para Sínodo Pan-Amazônico é aprovado

Aprovação aconteceu durante a primeira reunião do Conselho Pré-Sinodal, realizada nos  dias 12 e 13 de abril

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Parte da equipe que contribui na preparação do Sínodo para a Amazônia/ Foto: Repam

O Conselho Pré-Sinodal da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica aprovou seu Documento Preparatório. Segundo informações divulgadas pelo Vaticano neste sábado, 14, a aprovação aconteceu durante a primeira reunião do Conselho Pré-Sinodal, que foi presidida pelo Papa Francisco nos últimos dias 12 e 13 de abril.

Segundo informações da Santa Sé, a abertura dos trabalhos foi realizada pelo Secretário-Geral, o Cardeal Lorenzo Baldisseri, que agradeceu ao Santo Padre pela presença e dirigiu uma saudação especial aos membros do Conselho Pré-Sinodal e aos peritos convocados para o encontro – alguns dos quais pertencem à Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

O Documento Preparatório da Assembleia Especial, que terá como tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, foi examinado durante as sessões de trabalho. Os membros expressaram seu agradecimento pelo texto preparado pela Secretaria-Geral do Sínodo com a ajuda dos peritos, e ofereceram sugestões úteis para o seu aperfeiçoamento.

No debate, foi enfatizada a importância da Região Pan-amazônica para todo o planeta. Em particular, os membros e especialistas discutiram a situação pastoral do território e a necessidade de serem iniciados novos caminhos para uma inculturação do Evangelho entre as populações. Foi refletido também sobre a crise ecológica que afetou a região, e salientada a necessidade de promover uma ecologia integral, em consonância com a encíclica Laudato Sí.

No final da discussão, um questionário final foi incorporado ao Documento. Posteriormente, o texto será transmitido às Conferências Episcopais em questão e aos demais órgãos com direito a iniciar a consulta pré-sinodal. Na conclusão dos trabalhos, Francisco agradeceu aos membros do Conselho e aos demais participantes por suas contribuições e pelo espírito de comunhão durante a reunião.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo