Neste domingo, 18

Dia Mundial dos Pobres: Papa presidirá Missa e terá almoço com pobres 

Cerca de seis mil pobres e voluntários são esperados para almoço com o Papa no Dia Mundial dos Pobres

Da Redação, com Vatican News 

A Igreja celebra neste domingo, 18, o II Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco ao final do Jubileu da Misericórdia. Neste dia, no Vaticano, o Papa Francisco presidirá a Missa às 10h (hora local), e em seguida terá um almoço na Sala Paulo VI com cerca de seis mil pobres, voluntários que os acompanham e representantes de entidades que se preocupam com os mais necessitados. 

O almoço é uma das iniciativas organizadas para a ocasião pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, órgão vaticano responsável pela organização e promoção da data nas dioceses em todo o mundo. 

Confira também
.: Arquidiocese mineira realiza ação para celebrar o Dia Mundial dos Pobres
.: Vaticano apresenta a proposta para o Dia Mundial dos Pobres

Várias outras entidades aderiram à iniciativa, como a Caritas, a Comunidade de Santo Egídio, Legionários de Cristo, Círculo de São Pedro, Colégio Leoniano, Convitto Lateranense Beato Pio IX, Universidade Europeia de Roma, Regina Apostolorum, Instituto Villa Flaminia e a ACLI de Roma.

Também neste ano, está sendo repetida a experiência do Posto de saúde Solidário, com atendimento gratuito a todos os necessitados. O Posto foi instalado no lado esquerdo da Praça São Pedro e funciona de 12 a 18 de novembro, com horários de atendimento das 10h às 22h. Já o laboratório de análises ficará aberto das 8 às 13h (horários locais).

As especialidades médicas disponibilizadas são medicina geral, cardiologia, infectologia, ginecologia e obstetrícia, podologia, dermatologia, reumatologia, oftalmologia e o laboratório de análises clínicas. Oferecendo os serviços, a Fundação Policlinico Universitario A. Gemelli, Universidade de Roma Tor Vergata, grupo Bios S.p.A., a ONG Roma Cares, o hospital San Giovanni Addolorata.

Uma ambulância estará sempre presente e disponível no Posto de Saúde, para aqueles que porventura possam precisar de cuidados especiais que não podem ser realizados dentro da própria estrutura.

No ano passado, mais de 600 pessoas foram atendidas e tratadas, algumas das quais em estado grave.

Voluntariado No sábado, 17 novembro, às 20h, na Basílica de São Lourenço Fora dos Muros, haverá uma Vigília de Oração para as associações de voluntariado que oferecem um serviço constante para essas pessoas que vivem as diferentes formas de pobreza e exclusão. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo