TWITTER

“Deter a destruição da nossa casa comum”, exorta Papa no Dia da Terra

Em sua conta no twitter, Francisco deixou uma mensagem sobre a data celebrada mundialmente nesta sexta-feira, 22

Da redação

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

O Dia da Terra, celebrado nesta sexta-feira, 22, é uma data que recebe constantemente a atenção do Papa Francisco.

Este ano, o Pontífice divulgou em sua conta no twitter (@pontifex_pt) uma mensagem sobre a urgente necessidade de cuidados com a Casa Comum:

“Todos devemos contribuir para deter a destruição da nossa casa comum e restaurar os espaços naturais: governos, empresas e cidadãos devem agir como irmãos e irmãs que compartilham a Terra, a casa comum que Deus nos confiou. #EarthDay”.

Leia também
.: Papa renova apelos pelo cuidado da casa comum: “a criação geme”

O prefeito interino do Dicastério do Vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, Dom Czerny, reforçou nesta sexta-feira, 22, que o Santo Padre chama os fiéis a prestarem atenção ao meio ambiente desde o início de seu pontificado.

A criação de uma aliança entre o ser humano e o meio ambiente sempre foi um desejo do Papa. O cardeal destaca a encíclica Laudato si’ de Francisco, a primeira encíclica de um Pontífice dedicada ao meio ambiente.

Leia também
.: Emergência climática: “o tempo está se esgotando!”, adverte Papa
.: Mudanças climáticas: Papa pede resposta eficaz diante de ameaças a rios
.: Crise ambiental está levando o mundo ao desastre, afirma Papa

Reflexões anteriores

Em 2021, o Papa sublinhou as responsabilidades do homem em sua relação com a natureza:

“Quebramos os laços que nos uniam ao Criador, aos outros seres humanos e ao resto da Criação. Precisamos sarar essas relações danificadas, que são essenciais para sustentáculo de nós mesmos e de toda a trama da vida.”

No Dia da Terra de 2020, durante catequese realizada na Biblioteca do Palácio Apostólico – por causa da pandemia da covid-19, o Pontífice afirmou que a data era uma “oportunidade para renovar o nosso compromisso de amar a nossa Casa Comum e cuidar dela e dos membros mais frágeis de nossa família”. 

Na ocasião, o Santo Padre citou um trecho de sua Encíclica Laudato si’ – “Sobre o cuidado da Casa comum” – e convidou a refletir sobre a responsabilidade que caracteriza a “nossa passagem nesta terra”. 

“Cada um de nós pode dar sua pequena contribuição”, disse Francisco. “E não se pense que estes esforços são incapazes de mudar o mundo. Estas ações espalham, na sociedade, um bem que frutifica sempre para além do que é possível constatar; provocam, no seio desta terra, um bem que sempre tende a difundir-se, por vezes invisivelmente”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo