Virgem de Guadalupe

Contemplar Maria e transformar nossa vida em um dom, pede Papa

Francisco presidiu neste sábado, 12, Missa na Basílica Vaticana por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante celebração neste sábado, 12, dia de Nossa Senhora de Guadalupe /Foto: IPA/Sipa USA via Reuters

O Papa Francisco presidiu na manhã deste sábado, 12, na Basílica de São Pedro, a santa missa por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Desta vez, a participação numerosa da comunidade latino-americana de Roma teve que ser reduzida devido à pandemia, mas não faltaram os tradicionais cantos.

Leia mais
.: Dia da Virgem de Guadalupe: Celam recorda como receber indulgência
.: Neste sábado, Igreja reza pelas vítimas dos furacões e da pandemia

Em sua homilia o Pontífice ressaltou três palavras contidas na liturgia e que refletem a Virgem de Guadalupe: abundância, bênção e dom. “Abundância porque Deus sempre se oferece em abundância”. O Papa afirmou que Deus não conhece doses ou “cômodas parcelas”, Ele tem um limite, pelo menos um: a generosidade, a impossibilidade de doar-se senão em abundância.

A segunda palavra é bênção, e o encontro de Maria com Isabel foi uma bênção, apontou o Santo Padre. Abençoar significa “bendizer”, explicou Francisco, portanto o estilo de Deus é bendizer, enquanto o do diabo é amaldiçoar, é o estilo da mesquinhez, da incapacidade de doar-se totalmente.

Papa Francisco durante celebração da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe 2020, no Vaticano / Foto: IPA/Sipa USA via Reuters

Sobre a terceira palavra, dom, o Pontífice destacou que a abundância e o bendizer são um presente, um dom – um dom que é graça, divindade. “O dom de Deus que nos é presenteado na abundância do seu Filho, por natureza, e na abundância de sua mãe, por graça. Bem-aventurada és Tu entre as mulheres porque nos trouxeste o bendito.”

“Contemplando a imagem de Nossa Mãe hoje, peçamos a Deus um pouco deste estilo que Ele tem: a generosidade, a abundância, o bendizer, jamais amaldiçoar, e transformar a nossa vida num dom, num dom para todos”, concluiu o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo