Viagem Papal

Conheça o logotipo da visita do Papa Francisco ao Canadá

Design indígena com rico simbolismo, logotipo ilustra o tema Caminhando Juntos e é trabalho de um artista indígena 

Da redação, com Vatican News

Logotipo da visita do Papa Francisco ao Canadá / Imagem: Vatican News

Após um longo discernimento, conversando com os anciãos e familiares, Shaun Vicente, um artista indígena incrivelmente talentoso, tomou a decisão de participar da criação do logotipo, que ilustra o tema da viagem do Papa Francisco ao Canadá, Caminhando Juntos.  

O Papa Francisco viaja, de 24 a 30 de julho, para Edmonton, Maskwacis, Quebec, Iqaluit como já foi divulgado em seu programa de viagem. No Angelus deste último domingo, 17, o Papa frisou que esta será uma peregrinação eminentemente “penitencial” , que “possa contribuir para o caminho de cura e reconciliação já empreendido”, em referência às “políticas de assimilação cultural que, no passado, prejudicaram gravemente, de várias maneiras, as comunidades nativas” na América do Norte.

O processo de criação

A equipe da visita papal explicou o logotipo oficial da viagem ao Canadá. “O processo criativo é inspirado na natureza, principalmente nas terras da minha família em St. Laurent, Manitoba, uma comunidade mestiça onde eu me firmo e me lembro de onde vim e quem eu sou, muitas vezes com uma dose de humildade e sempre com bom humor”, Shaun Vicente.

Proprietário da empresa Vincent Design, com sede em Winnipeg, Shaun foi contratado pela equipe de visita no início de 2022. Após um longo discernimento, conversando com os anciãos e familiares, ele tomou a decisão de participar da criação dos visuais para a visita histórica do Papa Francisco ao Canadá.

“Para este logotipo, a comunidade está no centro do que eu queria retratar, com a rena e manadas de bisões, os peixes e as águias, com uma pomba da paz e as chaves de São Pedro representando o Espírito Santo e o Papa – colocadas entre os animais e elementos da terra, céu e água. Aonde quer que vamos nesta jornada de cura e reconciliação, vamos juntos”, explicou Shaun Vincent.

A explicação pormenorizada do logotipo / Imagem: Vatican News

Ao explicar o porquê do logotipo ter um formato circular, Shaun Vincent enfatiza que “para realmente caminharmos juntos por um propósito, requer direção e foco. Um tambor de avô em forma de círculo dá ritmo aos círculos de dança. Círculos de miçangas floridas brilham durante a melodia do violinista. Um círculo de braços estendidos enquanto cantando garganta sob o círculo do sol. O círculo pode ser encontrado em todos os lugares da vida indígena. Em um círculo, todos são iguais, todos são visíveis. A cerimônia precisa deste símbolo. É história, ele guarda nossas histórias. É quem somos. Um símbolo para representar este evento deve ter confiança e calma no centro. É por isso que escolhi este símbolo como seu núcleo, com a ensinamentos existentes dentro de sua forma.”

As impressões

Desde que foi apresentado, o design suscitou comentários brilhantes. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho de Shaun Vincent e sua equipe”, disse Jasmin Lemieux Lefebvre, líder das comunicações digitais para a equipe de visita papal.

Jasmin Lemieux Lefebvre ainda afirmou: “Estamos gratos que Shaun foi capaz de dar vida à sua visão criativa e incorporar tantos elementos importantes no logotipo. Este importante visual é um símbolo poderoso de nossa cura e reconciliação contínuas jornada.”

Visita do Papa

Dada a vasta paisagem de Canadá, o Papa Francisco utilizará apenas três comunidades como base para sua visita ao Canadá. As cidades escolhidas são: Edmonton, Quebec City e Iqaluit.

Edmonton: abriga o segundo maior número de indígenas que vivem em centros urbanos canadenses. Além disso, 25 escolas residenciais estavam localizadas na província de Alberta.

Iqaluit: com uma população de 8.000 pessoas, abriga o maior número de Inuit, que são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árticas do Canadá (aproximadamente 3.900). O Papa Francisco foi convidado pessoalmente pelos delegados inuítes para visitar o Norte durante suas reuniões em março.

A cidade de Quebec oferece um centro oriental para aqueles que desejam viajar para estar com o Papa Francisco, especialmente os povos indígenas do oriente. A região também abriga Ste. Anne-de-Beaupré, é um dos locais de peregrinação mais antigos e populares da américa do norte, atraindo, todos os anos, povos indígenas e outros de todo o Canadá e de todo o mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo