Curiosidade

Por que o Papa deve escolher um nome?

Papa tem liberdade para escolher o nome que quiser usar em seu pontificado

Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma

Muitos ficam curiosos para saber o que acontece, de fato, dentro de um conclave. O processo para a eleição de um Papa, que deve ser mantido sob total sigilo, na verdade, segue um rito pré-estabelecido pelo Ordo Rituum Conclavis, o livro litúrgico com orientações sobre como proceder da morte do pontífice ao início do ministério petrino do papa eleito.

Poucos antes do papa eleito ser apresentado ao mundo, por exemplo, ele deve escolher um nome capaz de expressar aquilo que será a sua missão específica durante o seu pontificado.  Bento XVI associou a escolha de seu nome ao papado de Bento XV – o pontífice da primeira guerra mundial que lutou incansavelmente pela paz. A escolha também foi relacionada ao pai do monarquismo ocidental, São Bento, que contribuiu, inclusive, para que a cultura européia/ocidental tivesse sua própria identidade.

Por que o Papa deve escolher um nome?

Assinatura usada pelo Papa Emérito Bento XVI

“Esta é a tradição da história da Igreja há vários séculos. Nos últimos 150 anos, não tivemos papas que escolheram nomes originais; seus nomes estiveram ligados a papas do século antecedente, ou ao pontificado anterior”, explicou o vaticanista italiano Andrea Gagliarducci.

A escolha do nome dentro do Conclave

Após o decano do Colégio Cardinalício anunciar o cardeal eleito dentro do Conclave, ele se volta ao novo papa e pergunta:   “Aceita a sua eleição canônica como Sumo Pontífice?”. Dado o consenso, o decano prossegue: “Como qual nome desejas ser chamado?”, conforme relata o Ordo Rituum Conclavis.

O vaticanista falou de algumas curiosidades a respeito da escolha do nome dos sumos pontífices. Segundo ele, ao observar na história, o apóstolo André, por exemplo, ainda não foi homenageado entre os 265 papas da história da Igreja.

“O nome mais escolhido até hoje foi João. No entanto, o Papa pode escolher o nome que quiser. Quem sabe o próximo possa escolher o nome ‘Bento’. Difícil saber”, ressaltou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo