Eleição do Papa

Auxiliares dos cardeais fazem juramento às vésperas do Conclave

 90 auxiliares fazem juramento no qual prometem preservar sigilo do Conclave

Cardeais fazem nesta segunda-feira, 11, juramento de manter segredo durante Conclave

Auxiliares dos cardeais fazem, nesta segunda-feira, 11, juramento de manter segredo durante Conclave

Nesta segunda-feira, 11, às vésperas do Conclave, padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, fez o briefing com informações sobre a décima e última Congregação Geral dos Cardeais.

De acordo com Lombardi, hoje à tarde, às 17h30, nas Capela Paulina, as 90 pessoas que auxiliarão os cardeais durante os trabalhos do Conclave farão o juramento previsto no número 48 da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, de João Paulo II. Caso alguma dessas pessoas vase alguma informação a respeito das votações, ela será penalizada com a excomunhão.

Entre aqueles que fazem o juramento estão os cerimoniários, auxiliares do cardeal que preside, religiosos responsáveis pela sacristia pontifícia, além de médicos, agentes de limpeza, membros da guarda suíça e outros que estejam envolvidos direta ou indiretamente na organização e manutenção do local.

Na manhã de hoje, durante as intervenções, o cardeal camerlengo, Tarcísio Bertone, explicou aos cardeais a estrutura organizativa da Santa Sé.

Início do Conclave

A Missa de abertura do Conclave, a chamada Pro Eligendo Pontifice, será celebrada, nesta terça, 12, às 10h (horário de Roma – 6h em Brasília), e será presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo