Exercícios Espirituais de Quaresma

Começa neste domingo o Retiro Espiritual do Papa e da Cúria Romana

O Retiro será realizado entre os dias 10 e 15 de março, e terá como tema: “A cidade dos desejos ardentes: olhares e gestos pascais na vida do mundo”

Vatican News

O Papa Francisco deixará o Vaticano, na tarde deste domingo, 10, e se transferirá para Ariccia, nas proximidades de Roma, onde participará dos Exercícios Espirituais de Quaresma, junto com os membros da Cúria Romana. O Retiro Espiritual, que se realizará na Casa Divino Mestre, de 10 a 15 de março, terá como tema: “A cidade dos desejos ardentes: olhares e gestos pascais na vida do mundo”.

Este ano, as meditações dos Exercícios Espirituais foram confiadas ao abade Bernardo Francisco Maria Gianni, da Abadia de São Miniato no Monte, Florença. O abade Padre Bernardo proporá ao Papa e à Cúria Romana 10 meditações, com base no tema central.

Durante os cinco dias de Exercícios espirituais serão suspensas todas as audiências pontifícias, inclusive a Audiência geral da quarta-feira, 13, dia em que Francisco completará seis anos da sua eleição à Cátedra de Pedro.

Entretanto, no dia 15, o Padre Raniero Cantalamessa, pregador oficial da Casa Pontifícia, iniciará, no Vaticano, suas pregações de Quaresma nas sextas-feiras que precedem a Páscoa do Senhor. A temática das suas meditações, nas cinco sextas-feiras em preparação à Páscoa, será “Volte para dentro de ti”. As pregações terão lugar, segundo a tradição, na Capela “Redemptoris Mater”, no palácio Apostólico do Vaticano.

Com suas meditações, o Frei capuchinho retomará o pensamento de Santo Agostinho, iniciado nas suas pregações de Advento, sobre o versículo do Salmo 42: “Minha alma tem sede do Deus vivo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo