Certamente um dos discursos mais fortes de Francisco, diz bispo

Francisco fez um impactante discurso e pediu mudanças profundas na sociedade

Daniel Machado,
Enviado especial a Santa Cruz de La Sierra

O Papa Francisco fez um dos mais fortes discursos de seu pontificado nesta quinta, 9, durante o II Encontro Mundial dos Movimentos Sociais. O Pontífice pediu “mudanças de estrutura” em todos os setores da sociedade e pediu perdão pelos pecados cometidos pela Igreja durante a colonização dos povos nativos da América Latina no passado.

.: Leia o discurso na íntegra

Segundo o presidente da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB, Dom Guilherme Werlang, representando o Brasil no encontro, o discurso de Francisco surpreendeu “e não surpreendeu”. “Quem conhece o Papa desde os tempos em que ele era cardeal em Buenos Aires sabe que este discurso faz parte dele. O que aconteceu aqui é que ele foi enfático nestas questões tão importantes da atualidade“, disse Dom Guilherme.

Certamente um dos discursos mais fortes de Francisco, disse dom Guilherme/Foto: Daniel Machado - cancaonova.com

“Certamente um dos discursos mais fortes de Francisco”, disse Dom Guilherme/Foto: Daniel Machado – cancaonova.com

Logo após o pronunciamento do Santo Padre, a imprensa internacional já começou a indicar que este foi o discurso mais forte e político de Francisco desde sua eleição em 2013. De acordo com Dom Guilherme, o discurso desta quinta pode ser, sim, considerado o mais impactante do Sumo Pontífice. “Se olharmos as duas últimas encíclicas que o Papa escreveu, vamos ver que o seu discurso hoje aqui foi na mesma linha, mas aqui ele fez algumas afirmações mais fortes“, destacou o bispo.

.:Papa pede perdão pelas ações da Igreja na Conquistas das Américas
.: Todas as notícias do Papa Francisco na Bolívia

Ao ser questionado se o discurso do Papa não poderia ser mal interpretado ou gerar descontentamento em vários setores, inclusive em setores da Igreja, Dom Guilherme afirmou que este tipo de discurso vai, sim, gerar reações contrárias. “Evidentemente nem todas as pessoas gostam de posições muito claras, e isso acontece em todos os setores humanos. Vejo que não seria diferente dentro da Igreja. O que penso é que ele não deve temer por falar a verdade“, concluiu Dom Guilherme.


Daniel Machado de Assis

Daniel Machado de Assis é Brasileiro, nasceu no dia 08/11/1979, em São Bernardo do Campo, SP. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo. Psicólogo, formado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo