38 encontros

Catequeses sobre a oração: relembre as reflexões do Papa Francisco

Em 38 catequeses sobre a oração, Papa apresentou modelos a seguir e enfatizou a força da oração na vida da igreja 

Jéssica Marçal
Da Redação

ciclo de catequeses sobre a oração

Papa Francisco durante catequese na Biblioteca Vaticana /Foto: IPA/Sipa USA via Reuters

Todas às quartas-feiras, já é tradição o encontro do Papa com os fiéis: a audiência geral ou “catequese”, como é conhecida no Brasil. Na última quarta-feira, 16, Francisco encerrou um ciclo de catequeses sobre a oração.

Este foi um dos maiores ciclos deste pontificado. Foram 38 reflexões, que começaram em 6 de maio de 2020 com o tema “O mistério da oração”. Com uma pausa para o ciclo de catequeses sobre a pandemia, as reflexões retornaram em 7 de outubro passado.

Dom Milton Kenan Júnior / Foto: Diocese de Barretos (SP)

“As 38 reflexões que o Papa Francisco destinou à oração, neste período de pandemia, surgiram como a resposta de um pastor preocupado em alimentar a esperança do seu rebanho”. Quem afirma é o responsável pela Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Milton Kenan Júnior.

Exemplos bíblicos e tipos de oração

Francisco destacou que a oração é o respiro da fé. Ele trouxe à luz o exemplo de personagens bíblicos, como Abraão, Moisés e Davi, além de outros. Não faltou na reflexão de Francisco o modelo orante de Nossa Senhora.

“Através deles, ele nos apresentou o percurso da oração que assume, em cada pessoa, um contorno próprio”, pontua Dom Milton, que é bispo da diocese de Barretos (SP).

O Papa também explicou aos fiéis os diversos tipos de oração – súplica, louvor, ação de graças, intercessão. A conclusão, na semana passada, foi sobre a oração pascal de Jesus, um modelo para a oração do cristão.

De todas as reflexões, uma tocou Dom Milton de modo especial: a de 11 de abril passado, quando o Papa mencionou que a Igreja é casa e escola de oração. “Ele diz que a Igreja nasce na oração, e tudo cresce graças à oração. Ele diz que corremos o risco de esquecer-nos da oração quando organizamos ou planejamos a vida da Igreja”.

Confira, abaixo, os temas dessas 38 catequeses. Para acessar a íntegra da reflexão feita pelo Papa, basta clicar na imagem.

Sobre as audiências gerais

A cada audiência geral, o Pontífice traz um tema para reflexão ou ainda o desdobra em vários encontros, os chamados ciclos de catequese. No Pontificado de Francisco, já houve ciclo de reflexões sobre a família, a misericórdia e os sacramentos, por exemplo.

As audiências gerais são o principal encontro entre o Papa e os peregrinos que visitam Roma. O início foi no pontificado de João XXIII – nasceram em pleno Concílio Vaticano II – e o Papa Paulo VI as estruturou com o formato utilizado hoje em dia.

“É o momento em que o Papa, fiel à missão confiada por Jesus a São Pedro, confirma seus irmãos na fé e na caridade. Hoje, de fato, a possibilidade de acompanhar pelos meios de comunicação social e pelas mídias as audiências ampliou enormemente o alcance da palavra do Papa”, explica Dom Milton.

O Papa e o povo

Para além da reflexão evangélica, é também um momento de contato mais próximo do Papa com o povo. Geralmente, o Papa percorre a praça acariciando um, ouvindo outro, atendendo o pedido para uma selfie, autografando um livro.

“Enfim, nas audiências vemos o grande esforço do Papa de se tornar próximo; mas também nas catequeses, torna-se próximo porque se serve de uma linguagem capaz de ser compreendida e acolhida com muita facilidade.”

A participação na catequese é aberta a todos, mas requer um bilhete de entrada, que é gratuito. Neste momento de pandemia, há restrições e orientações específicas. O órgão responsável pela distribuição dos bilhetes, bem como a organização do evento, é a Prefeitura da Casa Pontifícia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo