Comoção

Terremoto na Itália: Papa adia catequese e reza pelas vítimas

Papa deixou para a próxima semana a catequese que seria hoje e convidou os fiéis a rezarem o terço pelas vítimas

Da Redação, com Rádio Vaticano

No lugar da catequese, Papa reza por vítimas do terremoto que atingiu a Itália e matou pelo menos 38 pessoas / Foto: Reprodução CTV

No lugar da catequese, Papa reza por vítimas do terremoto que atingiu a Itália e matou pelo menos 38 pessoas / Foto: Reprodução CTV

Por ocasião do terremoto ocorrido na Itália, na madrugada desta quarta-feira, 24, o Papa Francisco adiou a tradicional catequese preparada para hoje e, no lugar da reflexão, convidou os fiéis, na Praça de São Pedro, a rezar com ele parte do Santo Rosário – os mistérios dolorosos – pelas vítimas.

“Havia preparado a catequese de hoje, como todas as quartas-feiras deste Ano da Misericórdia, sobre o tema da ‘proximidade de Jesus’. Mas, diante da notícia do terremoto que atingiu o centro da Itália, devastando inteiras regiões e causando mortos e feridos, não posso deixar de expressar a minha grande dor e a minha proximidade a todas as pessoas presentes nos lugares atingidos”.

Acesse
.: Confira, na íntegra, as palavras do Papa na ocasião

O terremoto foi na região central da Itália – o epicentro foi na cidade de Amatrice – e deixou pelo menos 38 mortos. Além das vítimas, o Papa pensou na dor das pessoas que perderam seus entes queridos e os que ainda estão abalados pelo medo e pelo terror. O Papa também se manifestou sobre o terremoto, em sua conta no Twitter, em italiano: “Exprimo a minha grande dor e a minha proximidade a todas as pessoas presentes nos lugares atingidos pelo terremoto”.

O Pontífice ficou comovido com as palavras do prefeito de Amatrice: “Amatrice não existe mais”, ao saber que entre os mortos havia tantas crianças. Francisco assegurou a todas as pessoas de Amatrice e região – diocese de Rieti, de Ascoli Piceno e em todas as outras no Lácio, na Úmbria e nas Marcas – as suas preces e o carinho de toda a Igreja.

Não faltou uma palavra de agradecimento do Santo Padre a todos os voluntários e os agentes da Defesa Civil, que estão socorrendo as populações atingidas. “Peço-lhes que se unam a mim, na oração, para que o Senhor Jesus, que sempre se comoveu diante da dor humana, console esses corações entristecidos e lhes dê a paz, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria”.

Saudação aos fiéis

Concluído o momento de oração, o Papa cumprimentou os presentes na Praça de São Pedro em diversas línguas.

Em português, disse: “Saúdo os peregrinos de língua portuguesa do Brasil e de Portugal. Jesus os convida a levar aos outros a alegria do Evangelho, que nos ensina que ‘homens e mulheres partilham da mesma dignidade’, porque todos somos a mesma coisa em Cristo. Que Deus os abençoe”.

Em italiano, o Papa recordou que, nessas últimas semanas, os observadores internacionais expressaram preocupação pela degeneração da situação na Ucrânia oriental, pela qual fez um novo apelo. “Hoje, enquanto aquela querida nação celebra a sua festa nacional, que coincide com o 25° aniversário da Independência, asseguro as minhas orações”. E concedeu a todos a bênção apostólica.  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo