Na íntegra

Catequese do Papa: bem-aventurados os que choram

CATEQUESE DO PAPA FRANCISCO
Sala Paulo VI – Vaticano
Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal (Canção Nova)

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Começamos a viagem nas Bem-aventuranças e hoje nos concentramos na segunda: bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Na língua grega em que é escrito o Evangelho, esta bem-aventurança é expressa com um verbo que não é passivo – de fato, os bem-aventurados não sofrem este choro – mas no ativo: “se afligem”, choram, mas por dentro. Trata-se de uma atitude que se tornou central na espiritualidade cristã e que os padres do deserto, os primeiros monges da história, chamavam “penthos”, isso é, uma dor interior que abre a uma relação com o Senhor e com o próximo; a uma renovada relação com o Senhor e com o próximo.

Este choro, nas Escrituras, pode ter dois aspectos: o primeiro é pela morte ou pelo sofrimento de alguém. O outro aspecto são as lágrimas pelo pecado – pelo próprio pecado – quando o coração sangra pela dor de ter ofendido Deus e o próximo. Trata-se, portanto, de querer bem ao outro de maneira tal a nos vincularmos a ele ou a ela até partilhar a sua dor. Há pessoas que permanecem distantes, um passo atrás; em vez disso é importante que os outros façam uma brecha no nosso coração.

Falei muitas vezes do dom das lágrimas e de quanto é precioso [1]. Pode-se amar de maneira fria? Pode-se amar por função, por dever? Certamente não. Há os aflitos a consolar, mas às vezes há também os consolados a afligir, a despertar, que têm um coração de pedra e desaprenderam de chorar. Há que se despertar o povo que não sabe comover-se pela dor do outro.

O luto, por exemplo, é uma estrada amarga, mas pode ser útil para abrir os olhos sobre a vida e sobre o valor insubstituível de cada pessoa, e naquele momento nos damos conta de como é breve o tempo.

Há um segundo significado desta bem-aventurança paradoxal: chorar pelo pecado.

Aqui é preciso distinguir: há quem fique com raiva porque cometeu um erro. Mas isso é orgulho. Em vez disso, há quem chora pelo mal feito, pelo bem omitido, pela traição da relação com Deus. Este é o choro por não ter amado, que brota do ter no coração a vida do outro. Aqui se chora porque não se corresponde ao Senhor que nos quer tão bem, e nos entristece o pensamento pelo bem não feito; este é o sentido do pecado. Eles dizem: “Feri aquele que amo”, e isso o faz chorar. Deus seja bendito se chegam essas lágrimas!

Este é o tema dos próprios erros a enfrentar, difícil mas vital. Pensemos no choro de São Pedro, que o levará a um amor novo e muito mais verdadeiro: é um choro que purifica, que renova. Pedro olhou para Jesus e chorou: o seu coração foi renovado. Diferente de Judas, que não aceitou ter errado e, pobrezinho, se suicidou. Entender o pecado é um dom de Deus, é uma obra do Espírito Santo. Nós, sozinhos, não podemos entender o pecado. É uma graça que devemos pedir. Senhor, que eu entenda o mal que fiz ou que posso fazer. Este é um dom muito grande e depois de ter entendido isso vem o choro do arrependimento.

Um dos primeiros monges, Efrem de Siro, diz que um rosto lavado com lágrimas é indescritivelmente belo (cfr Discurso ascético). A beleza do arrependimento, a beleza do choro, a beleza da contrição! Como sempre a vida cristã tem na misericórdia a sua expressão melhor. Sábio e bem-aventurado é aquele que acolhe a dor ligada ao amor, porque receberá o consolo do Espírito Santo que é a ternura de Deus que perdoa e corrige. Deus sempre perdoa: não esqueçamos isso. Deus sempre perdoa, mesmo os pecados mais ruins, sempre. O problema está em nós, que nos cansamos de pedir perdão, nos fechamos em nós mesmos e não pedimos o perdão. Este é o problema; mas Ele está ali para perdoar.

Se temos sempre presente que Deus “não nos trata segundo os nossos pecados e não nos repaga de acordo com as nossas culpas” (Sal 103, 10), vivemos na misericórdia e na compaixão e aparece em nós o amor. Que o Senhor nos conceda amar em abundância, amar com o sorriso, com a proximidade, com o serviço e também com o choro.
________________

[1] Cfr Esort. ap. postsin. Christus vivit, 76; Discurso aos jovens da Universidade S. Thomas, Manila, 18 de janeiro de 2015; Homilia na Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro de 2015.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo