JORNADA APOSTÓLICA

Canadá: Papa se reúne com autoridades civis e representantes indígenas

Francisco se encontrou com Mary May Simon e Justin Trudeau, governadora e primeiro ministro do Canadá, e falou sobre o processo de cura que leva aos nativos canadenses

Da redação

Mary May Simon, governadora do Canadá, e o Papa Francisco / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

Em seu quarto dia de peregrinação apostólica pelo Canadá, o Papa Francisco segue com a missão de reconciliação do povo nativo e a Igreja Católica. O Santo Padre chegou a Quebec — segunda cidade mais populosa e uma das mais antigas do Canadá. Mary May Simon e Justin Trudeau, governadora e primeiro ministro do Canadá, respectivamente, além de autoridades civis e respresentantes do povo indígena participaram deste encontro.

O Santo Padre deu início ao seu discurso ressaltando a beleza das paisagens canadenses. Elogiou a maneira como o povo indígena se relacionou com a natureza local, citou inclusive sua Encíclica que aborda este tema, Laudato si’. “Quanta necessidade temos de nos ouvir uns aos outros e dialogar, para nos afastarmos do individualismo dominante, dos juízos precipitados, da crescente agressividade, da tentação de dividir o mundo em bons e maus”, observou.

Francisco também lamentou o que classificou como aquele “deplorável sistema promovido pelas autoridades governamentais da época, que separou tantas crianças das suas famílias”. “Exprimo vergonha e pesar por isso e, juntamente com os Bispos deste país, renovo o meu pedido de perdão pelo mal cometido por tantos cristãos contra as populações indígenas. É trágico quando crentes, como sucedeu naquele período histórico, se adequam mais às conveniências do mundo do que ao Evangelho”, afirmou o Papa.

Adiante, o Pontífice explicou que há uma vontade genuína da Igreja Católica de unir e promover a cultura nativa “com caminhos espirituais específicos e adequados, que incluam também a atenção às tradições culturais, costumes, línguas e processos educativos próprios, no espírito da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas”, detalhou.

Mary May Simon, governadora geral do Canadá, agradeceu a vista papal ao Canadá. “Com esta visita, o senhor e a Igreja Católica sinalizam que estão no caminho de cura dos povos indígenas”.

Francisco celebrará uma missa na manhã desta quinta-feira, 28, no Santuário Nacional de Sainte Anne de Beaupré. Ao fim da tarde, bispos, seminaristas, sacerdotes, diáconos e consagrados se encontrarão com o Papa na Catedral de Notre Dame, em Quebec.

Confira aqui o discurso na íntegra do Santo Padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo