Unidade

Bispos após encontro com o Papa: "verdadeiro banho de espiritualidade"

Nesta quinta-feira, 12, os prelados dos Regionais Nordeste 1 e 4 da CNBB tiveram uma audiência com Francisco no Vaticano

Da redação, com Vatican News

Foto: IPA – ABACA via Reuters Connect

“Um verdadeiro banho de espiritualidade e também de pastoral”. Assim foi a audiência que o Papa Francisco concedeu nesta quinta-feira, 12, aos bispos dos Regionais Nordeste 1 e 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) presentes em Roma para a visita Ad Limina Apostolorum.

De acordo com o bispo de Sobral (CE), Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, presidente do Regional Nordeste I, o encontro com o Papa foi “surpreendente”:

“Nós nos surpreendemos com a visita ao Papa, como fomos acolhidos pelo Santo Padre. Foi uma roda de conversas, foi maravilhoso, nos sentamos literalmente numa roda. O Papa estava em cadeira de rodas, mas nos acolheu muito bem. Depois, pediu que fizéssemos perguntas: ‘Se quiserem criticar o Papa, podem criticar. Se quiserem fazer alguma pergunta, podem fazer’. E assim cada bispo apresentou-se.”

Aniversários

Dom Vasconcelos relatou um momento para lá de especial. Por fazer aniversário neste 12 de maio, o bispo de Sobral ganhou no final da audiência bolo e espumante.

A “festa” era para comemorar também o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, que faz aniversário nesta sexta-feira, 13. “Foi um ágape, maravilhoso esse nosso encontro”, disse.

“O Papa está muito bem”

Na mesma linha se pronunciou Dom Juarez Sousa da Silva, bispo da Parnaíba e presidente do regional nordeste IV (Piauí). Segundo ele, foi possível sentir a paternidade do Papa Francisco, não obstante a sua idade e a situação de saúde:

“Ele está muito bem. Se a gente vir só pela televisão, a gente pensa que o Papa está doente. O Papa não está. Ele está muito bem, muito disposto, muito simpático. O encontro com ele foi profundamente marcado pelo diálogo, pela proximidade, pela escuta, pela interação.”

“Nós tomamos um verdadeiro banho de espiritualidade e também de pastoral, no qual ele disse: precisamos ser próximos entre nós, próximos dos sacerdotes e próximos do povo de Deus.”

Os bispos concluem nesta sexta-feira, 13, sua visita Ad Limina com a celebração da missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros e visita ao Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo