Audiência no Vaticano

Beleza do Natal ressoa na partilha de gestos de amor concreto, diz Papa

Francisco recebeu no Vaticano os participantes e organizadores do Christmas Contest – concurso que incentiva a criação de novas canções inspiradas no Natal e em seus valores

Da redação, com Vatican News

Foto: Tj Holowaychuk on Unsplash

O Papa Francisco recebeu em audiência, na Sala Clementina, no Vaticano, nesta segunda-feira, 22, os participantes e organizadores do Christmas Contest, um concurso que dá voz aos jovens, convidando-os a criar novas canções inspiradas no Natal e em seus valores, promovido pela Fundação Pontifícia Gravissimum Educationis e Missões Dom Bosco Valdocco.

Francisco manifestou sua alegria de encontrar os participantes da iniciativa “às portas do Advento, período que a cada ano nos introduz no Natal e ao seu mistério”.

Veja
.: Papa na catequese: o Natal é o fogo eterno que Deus acendeu no mundo

“Também neste ano as suas luzes serão submersas pelas consequências da pandemia, que ainda pesa sobre o nosso tempo. Somos chamados a questionar-nos e a não perder a esperança. A festa do nascimento de Cristo não destoa da provação que estamos vivendo, porque é por excelência a festa da compaixão, a festa da ternura. A sua beleza é humilde e cheia de calor humano.”

Gestos de amor concreto

Segundo o Papa, “a beleza do Natal ressoa na partilha de pequenos gestos de amor concreto. Não é alienante, não é superficial, evasiva, pelo contrário, amplia o coração, o abre para a gratuidade, palavra que os artistas podem compreender bem, ao dom de si, e pode também gerar dinâmicas culturais, sociais e educacionais”.

É neste espírito que o Santo Padre frisou que foi criado o Pacto Educativo Global. Uma ampla aliança educacional “para formar pessoas maduras, capazes de superar a fragmentação, a contraposição e reconstruir o tecido de relações para uma humanidade mais fraterna”.

Leia mais
.: “Natal é fazer memória do nascimento de Cristo”, explica padre

Segundo o Papa, para alcançar estes objetivos requer coragem. “A coragem de colocar a pessoa no centro e de colocar-se a serviço da comunidade.” Para o Pontífice é preciso coragem e também criatividade.

“Por exemplo, vocês compuseram novas músicas de Natal e as compartilharam num projeto maior, um projeto que acredita na beleza como forma de crescimento humano, para juntos sonharem com um mundo melhor”.

Beleza para não cair no desespero

Francisco recordou as palavras de São Paulo VI: “Este mundo em que vivemos precisa da beleza para não cair no desespero”.

“Que beleza? Não falsa beleza, feita de aparências e riqueza terrena, que é vazia e gera vazio. Não. Mas a beleza de um Deus que se fez carne, a beleza dos rostos, de histórias; a beleza das criaturas que compõem nossa Casa comum e que – como nos ensina São Francisco – participam dos louvores ao Altíssimo”.

Por fim, o Papa agradeceu aos jovens, artistas e esportistas, por não se esquecerem de ser guardiões desta beleza, que o Natal do Senhor faz resplandecer em cada gesto cotidiano de amor, partilha e serviço.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo