Audiência

Atenção aos pobres e à Casa comum, frisa Papa em discurso no Vaticano

Papa Francisco recebeu em audiência membros da Associação Pro Petri Sede; no discurso, a atenção aos pobres e à Casa comum

Da Redação, com Vatican News

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta segunda-feira, 24, no Vaticano, alguns membros da Associação “Pro Petri Sede” que peregrinam ao túmulo do Apóstolo Pedro, em Roma.

Segundo o Papa, essa peregrinação oferece aos membros do organismo a oportunidade de dar a sua contribuição financeira e espiritual para as obras sociais e caritativas ligadas à sua missão pastoral e para as atividades da Santa Sé.

“Seguindo as pegadas de seus predecessores, vocês participam da ação missionária da Igreja que luta pelo desenvolvimento humano integral de cada pessoa. De fato, a pessoa humana deve ser sempre defendida e protegida em sua integridade e em sua dignidade qualquer que seja a sua origem ou status social”.

Na corrida desenfreada pelo ter, pela carreira, honras e poder, os vulneráveis e pequenos são às vezes ignorados e rejeitados, observou o Santo Padre. Por isso, a Igreja, apoiando a escolha preferencial pelos pobres, conta com homens e mulheres de boa vontade e imbuídos do Evangelho para levar a paz e alegria do Ressuscitado a toda pessoa carente. “Através de sua ajuda caritativa para a vida da Igreja, vocês se tornam o sal e a luz que dão a muitas pessoas o gosto da vida”.

Francisco destacou ainda que, nos dias atuais, há vários desafios relativos à família humana e sua Casa comum. “No centro de nossas preocupações, está o grito de angústia das pessoas que sofrem, em particular, pelas guerras, deslocamento, pobreza e degradação do ecossistema. Há uma necessidade urgente de por fim à exploração dos mais pobres! É urgente que cessem as atrocidades nos países vítimas de guerras e conflitos que levam muitas pessoas ao caminho do exílio!”.

Por fim, o Papa fez, uma vez mais, um apelo em prol de uma conversão ecológica. “O testemunho de vocês de vida cristã, que se manifesta através da generosidade e atenção aos outros, nos convida a lutar contra o clima generalizado de individualismo, egoísmo e indiferença que ameaçam a paz entre os homens e o meio ambiente”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo