Tecnologia

App de bioética para os jovens será apresentado na JMJ do Panamá

Durante a JMJ 2019 um aplicativo sobre temas de bioética será apresentado

Da redação, Vatican News

Um aplicativo sobre temas de bioética: um manual virtual para informar os jovens com perguntas e respostas sobre questões fundamentais da existência. Foi realizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

A reprodução assistida é a única alternativa em caso de infertilidade? Quais são os métodos naturais? O que significa morrer com dignidade? Explicações científicas, reflexões éticas, o ensinamento da Igreja e alguns depoimentos sobre essas e outras questões estão reunidas em “Keys to bioethics”: um manual virtual de bioética para jovens, realizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Acesse
.: #CancaonovanaJMJ: confira os horários de transmissão

O manual foi feito em colaboração com a Fundação Jérôme Lejeune, e será apresentado durante a JMJ no Panamá. Estará disponível através de um aplicativo gratuito em italiano, inglês e espanhol para sistemas operativos Android. Estamos ansiosos para tê-lo em breve, também para sistemas iOS.

Perguntas e respostas sobre temas da vida

Um Manual para jovens com perguntas e respostas sobre questões fundamentais da existência: o desenvolvimento do ser humano desde a concepção, a sexualidade e gênero, doença e morte, aborto e pesquisa sobre células-tronco, eutanásia e transplantes de órgãos.

Uma ferramenta prática

A ideia de criar um aplicativo sobre temas de bioética nasceu a partir de um precedente manual impresso em papel, que a Fundação Jérôme Lejeune de Paris havia realizado por ocasião do Dia Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013, em várias edições, e que tinha sido distribuído aos jovens nas mochilas.

Por pura coincidência, alguns meses atrás me deparei com uma cópia do manual e tentando imaginar como atrair a atenção dos jovens sobre questões de bioética, aproveitando o Dia Mundial da Juventude do Panamá, pensei em meus filhos e nos seus coetâneos: eles sempre têm telefones celulares nas mãos nos quais buscam resposta para qualquer pergunta. Daí a ideia de colocar o manual, revisto e atualizado, num aplicativo para celulares. Uma ferramenta útil, com a qual os jovens poderão agora confrontar-se sobre temas comuns, que entram diariamente nas nossas casas – fecundação artificial, triagem pré-natal, contracepção, eutanásia – sobre s quais é difícil orientar-se e saber discernir à luz do verdadeiro bem.

Os desafios desafiadores da fé

A JMJ é uma extraordinária oportunidade de conversão e crescimento na fé para centenas de milhares de jovens de todo o mundo, mas um dos maiores desafios é mostrar a eles que a fé e a vida moral estão intrinsecamente ligadas. A fé ilumina de maneira resolutiva a razão humana na compreensão da verdade e do bem. Nesse sentido, o aplicativo quer ser uma ferramenta para estimular nos jovens o seu desejo pela verdade: o início de um trabalho que caberá depois aos adultos continuar e aprofundar com eles no catecismo, na escola, na família ou na comunidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo