Chaga dos abusos contra menores

Após demissão de bispos chilenos, Papa recebe presidente do Chile

Decisão foi divulgada neste sábado, 13, dia em que Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, o presidente do Chile

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco e o presidente do Chile, Sebastián Piñera/ Foto: Vatican Media

Neste sábado, 13, a Santa Sé divulgou a decisão do Papa Francisco em demitir do estado clerical Francisco José Cox Huneeus, arcebispo emérito de La Serena (Chile), membro do Instituto dos Padres de Schoenstatt, e Marco Antonio Ordenes Fernandez, bispo emérito de Iquique (Chile). Segundo anúncio, em ambos os casos, foi aplicado o Artigo 21 §2, 2º do motu proprio “Sacramentorum Sanctitatis Tutela” como consequência de atos manifestos de abuso contra menores.

“A decisão adotada pelo Papa na última quinta-feira, 11 de outubro de 2018 – é precisado —não permite recurso”, diz o comunicado. Segundo o Vaticano, a Congregação para a Doutrina da Fé já informou os interessados, através de seus respectivos superiores, em suas respectivas residências. Francisco José Cox Huneeus continuará a fazer parte do Instituto dos Padres de Schoenstatt.

Leia também
.: Papa Francisco aceita renúncia de três bispos do Chile
.: Casos de abusos: Bispos do Chile colocam cargo à disposição do Papa

Ainda neste sábado, Francisco recebeu em audiência no Palácio Apostólico, o presidente da República do Chile, Sebastián Piñera Echenique, que posteriormente encontrou o secretário de Estado cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo Secretário de Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

Durante o encontro, foram destacadas as boas relações entre a Santa Sé e o Chile, tendo-se falado também sobre a situação do país, com particular referência à defesa da vida e à dolorosa chaga dos abusos contra menores, sendo reafirmado neste sentido o compromisso de todos com a colaboração para combater e impedir a perpetração desses crimes e sua ocultação.

Ademais, foram tratados temas de comum interesse no contexto internacional e regional, sobretudo em referência ao acolhimento de migrantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo