Holodomor

Após Ângelus, Papa recorda tragédia vivida por ucranianos

Francisco recordou a tragédia que acometeu a Ucrânia entre 1931 e 1933

Da redação, com Vatican News

Santuário de Zarvanytsya, na Ucrânia. Papa lembrou, no Ânglus deste domingo, o trágico ‘Holodomor’ / Foto: RV

A palavra “Holodomor” usada pelo Papa significa “morrer de inanição”, “extermínio pela fome” e refere-se aos milhões de ucranianos mortos entre 1931 e 1933 em função das políticas adotadas por Stalin, que afetou as principais áreas produtoras de grãos da União Soviética, levando a milhões de mortes nessas áreas e grave escassez de alimentos em toda a URSS.

Entre os anos de 1931 e 1933, milhões de ucranianos morreram de fome em decorrência das políticas econômicas adotadas por Stalin a partir de 1928, que entre outros, controlava a produção de cereais dos países da União Soviética, obrigando os camponeses a fornecer grande parte do excedente produzido para o estado, a baixos custos.

Leia também
.: Papa fala sobre a quaresma e faz apelo de paz para Ucrânia

A Ucrânia foi um dos países da URSS que mais opôs resistência a tal medida, levando o regime comunista soviético a dar início a uma uma sistemática humilhação da população, a começar pelos intelectuais, submetidos a julgamentos vexatórios, além de sufocar organizações antissoviéticas.

A palavra ucraniana “Holodomor”, usada pelo Papa no Angelus deste domingo, significa “morrer de inanição”, “extermínio pela fome”. Francisco pediu que “tais tragédias não se repitam”:

“Ontem a Ucrânia comemorou o aniversário do Holodomor, terrível carestia provocada pelo regime soviético que causou milhões de vítimas. A imagem é dolorosa. Que a ferida do passado seja um apelo para todos, para que tais tragédias nunca mais se repitam. Rezemos por aquele querido país e pela paz tão desejada”.

Desde 2006, o Holodomor foi reconhecido pela Ucrânia independente e por outros 24 países como um genocídio do povo ucraniano realizado pela União Soviética. Algumas estimativas indicam que cinco milhões de pessoas morreram nestes três anos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo