Oração Mariana

Ângelus: o reino de Jesus não é deste mundo, afirma Papa

Francisco, em mais uma oração mariana do Ângelus, falou a respeito do reino de Jesus, repleto de amo, paz e justiça

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante o Ângelus deste domingo, 25 / Foto: Reprodução Vatican News

Neste 34º domingo do tempo comum, o Papa Francisco celebrou mais uma oração mariana do Ângelus. Desta feita, o discurso do Santo Padre foi centrado na passagem do Evangelho em que Jesus Cristo fora levado de Getsêmani ― amarrado, insultado e humilhado ― às autoridades de Jerusalém.

“Depois de apresentado ao procurador romano como alguém que atenta contra o poder político para se tornar o rei dos judeus, Pilatos faz sua investigação em um interrogatório dramático e pergunta a Ele por duas vezes se é mesmo um rei”, disse Francisco. “Jesus, primeiro, responde que Seu reino não é deste mundo. Tu dizes que sou rei”.

É óbvio, como ressaltou o Sucessor de Pedro, que Jesus jamais teve ambições políticas. “Após o milagre da multiplicação dos pães, o povo quis clamá-lo como um rei para derrubar o poder romano e restaurar o reino de Israel”. Para Jesus, porém, não era necessário o uso da força ou da violência para que suas ideias sejam absorvidas pelo povo.

A atitude de Jesus é deixar claro que acima do poder político a outro poder que não pode ser alcançado pelos humanos. “Ele veio à Terra para exercer esse poder, que é amor, dando testemunho da verdade a verdade. Trata-se da verdade divina que, em última análise, é a mensagem essencial do Evangelho: ‘Deus é amor’ e quer estabelecer no mundo o seu reino de amor, de justiça e de paz”, ponderou Francisco.

Para o Papa, Jesus nos pede que Ele se torne nosso rei. “Mas não devemos esquecer que o reino de Jesus não é deste mundo, Ele poderá dar um novo sentido à nossa vida, às vezes colocada à dura prova também por nossos erros e pecados ― somente com a condição de que nós não sigamos as lógicas do mundo e de seus ‘reis’”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo