PÓS ANGELUS

A proximidade do Papa às vítimas do furacão Ian em Cuba e nos EUA

Francisco dirigiu o seu pensamento a quem tem sofrido pela passagem do “violento furacão” Ian, com uma das tempestades mais fortes que atingiram os Estados Unidos nos últimos 10 anos

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco, após a oração do Angelus, começou dirigindo o seu pensamento às famílias que foram atingidas pela passagem do furacão Ian que, antes de chegar à costa americana, deixando um rastro de destruição e dezenas de mortes, fez estragos na ilha de Cuba no início da semana, deixando o país inteiro sem energia, além de destruir casas e campos agrícolas. Além disso, a preocupação é com a escassez de alimentos, de combustível e remédios:

“Estou próximo das populações de Cuba e da Flórida, atingidas por um violento furacão. Que o Senhor receba as vítimas, dê conforto e esperança àqueles que sofrem e acompanhe o compromisso de solidariedade.”

Os danos em Cuba e na Flórida

Depois de atingir fortemente a ilha cubana e a Flórida, o furacão Ian chegou agora à Carolina do Sul. É uma das tempestades mais fortes registradas nos Estados Unidos nos últimos dez anos. Mais de 10 mil pessoas estão desaparecidas e as autoridades acreditam que a maioria está em abrigos ou sem energia.

Enquanto isso, também é preocupante o furacão Orlene prestes a chegar ao México. Pelo menos 8.500 hectares de plantações foram danificadas, de acordo com o Ministério da Agricultura. Em Havana, cinco edifícios desmoronaram completamente e outros 68 parcialmente. Há o temor de que o furacão se fortaleça ao se aproximar da costa leste do país nos próximos dias, de acordo com o Centro de Furacões dos EUA (NHC), sediado em Miami.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo