Calendário de celebrações

Quaresma, Semana Santa, viagem: a agenda do Papa em março e abril

Vaticano apresentou calendário das celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco nos próximos dois meses

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Papa Francisco presidirá as tradicionais celebrações da Quaresma e Semana Santa, além de ter na agenda uma viagem ao Marrocos/ Foto: Arquivo – Reprodução Youtube Vatican News

Missa na Quarta-Feira de Cinzas, o retiro de Quaresma e as tradicionais celebrações da Semana Santa. O Vaticano apresentou nesta terça-feira, 26, o calendário das celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco em março e abril.

A primeira é já na próxima semana, 6 de março, com a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, tempo de jejum, oração e penitência. Haverá procissão penitencial às 16h30 da Igreja de Santo Anselmo para a Basílica de Santa Sabina, finalizando com a Santa Missa presidida pelo Papa às 17h, com benção e imposição das Cinzas.

De 10 a 15 de março, o Santo Padre estará em Ariccia, província de Roma, para os exercícios espirituais para a Cúria Romana. Trata-se de um retiro do qual, todos os anos, o Papa e a Cúria Romana participam no tempo da Quaresma.

Na sexta-feira, 29, haverá celebração da penitência na Basílica Vaticana às 17h. No dia seguinte, Papa Francisco seguirá em viagem para o Marrocos, onde permanecerá em 30 e 31 de março.

Entrando no mês de abril, começam as celebrações da Semana Santa, a Semana Maior para os católicos. O Domingo de Ramos, em 14 de abril, será celebrado com a Santa Missa na Praça São Pedro às 10h.

Na Quinta-Feira Santa, 18 de abril, Francisco presidirá a Missa do Crisma às 9h30 na Basílica Vaticana. A programação da Missa da Ceia do Senhor, também conhecida como Missa de Lava Pés, ainda não foi anunciada. No ano passado, Francisco presidiu a celebração em um presídio em Roma.

Na Sexta-Feira Santa, a celebração da Paixão do Senhor será na Basílica Vaticana às 17h. À noite, no Coliseu, a Via Sacra às 21h15.

A vigília pascal, no Sábado Santo, 20, terá início às 20h30. E a celebração da Páscoa no domingo, 21, às 10h, com a Santa Missa. Também nesse dia, às 12h, o Papa concederá a tradicional Benção “Urbi et Orbi”, direcionada a todos os povos, que sempre é precedida por uma mensagem papal.

Os horários informados referem-se à hora local em Roma.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo