MIGRANTES E REFUGIADOS

A profecia de Lampedusa: nove anos da viagem do Papa ao Mediterrâneo

Nove anos atrás, o Santo Padre visitou Lampedusa, um ilha que simboliza a situção dos imigrantes no Mediterrâneo

Da redação, com Vatican News

Chegado do Papa a Lampedusa em 2013 / Foto: Alessandra Tarantino – Reuters

Há eventos em seu pontificado, e escolha feitas pelo Papa Francisco que, com o passar dos anos, ganharam mais força e, em alguns casos, não seria exagero dizer serem chamadas de proféticas.

No dia 8 de julho, há nove anos, poucos meses após o início de seu ministério petrino, o Santo Padre fez sua primeira Viagem Apostólica, quando viajou para Lampedusa. A viagem foi também uma mensagem, porque, naquelas poucas horas passadas na ilha, simbolizando o drama dos migrantes no Mediterrâneo, o Papa Francisco testemunhou com gestos e sinais o que ele quis dizer com a “Igreja que sai”.

O Papa mostrou por que devemos partir, concreta e não metaforicamente, das “periferias existenciais” se nos interessa construir um mundo mais justo e solidário e uma humanidade reconciliada consigo mesma.

Ao recordarmos aquela visita, ainda carregamos a memória indelével de suas imagens: o Papa celebrando a Missa em um altar feito de barcaças de migrantes, a coroa de flores lançada ao mar de um barco, seu abraço aos jovens que sobreviveram a essas viagens, chamadas de viagens de esperança, mas que tantas vezes, infelizmente, se transformam em viagens de desespero.

O cerne da visita foi, portanto, claramente a situação dos migrantes. O Papa Francisco, porém, naquela ocasião, fez uma homilia que ampliou seu olhar desde aquela ilha, e o que ela significava naquele momento. Essa homilia de hoje é impressionante para reler — e ainda mais para ouvir novamente — à luz do que está acontecendo nos últimos meses na Ucrânia sob ataque russo, bem como em todos os cantos mais ou menos remotos da Terra onde as guerras desencadeiam — libertação das algemas — aquele espírito de matar semelhante a Caim, em vez do espírito de paz.

Nessa homilia, o Papa ofereceu sua meditação pessoal sobre o diálogo que o Senhor mantém com Caim imediatamente após o assassinato de seu irmão Abel. Deus faz a pergunta que hoje e sempre deve ressoar como uma advertência para cada um de nós: “Caim, onde está seu irmão?”.

Seis vezes o Papa Francisco repetiu aquela pergunta: “Onde está seu irmão?”. Seu irmão migrante, seu irmão prostrado pela pobreza, seu irmão esmagado pela guerra. Nos anos que se seguiram a essa viagem, o Papa voltou várias vezes à antinomia decisiva da fraternidade-fraternidade.

Em 13 de fevereiro de 2017, durante uma missa em sua residência na Casa Santa Marta, falando mais uma vez sobre Caim e Abel, o Papa proferiu fortes palavras de condenação para aqueles que decidem que “um pedaço de terra é mais importante que o vínculo da fraternidade”. O Papa Francisco advertiu os poderosos da terra que se atrevem a dizer: “Eu me importo com este pedaço de terra, este outro, se a bomba cair e matar duzentas crianças, não é minha culpa: é culpa da bomba”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo