"A escolha da vocação sacerdotal é uma coisa séria. É como casar-se", diz Papa a seminaristas

Encontro com seminaristas deu-se por ocasião dos 35º aniversário da morte do Papa Paulo VI

Rádio Vaticano

O jornal do Vaticano ‘L’Osservatore Romano’,  na edição desta quarta-feira, 7, trouxe detalhes do encontro do Papa Francisco com os cerca de 60 jovens pertencentes ao grupo vocacional da Diocese de Bréscia, Itália, vindos ao Vaticano, à pé, desde Poggio Bustone, em peregrinação por ocasião do 35º aniversário da morte do Papa Paulo VI.

Por volta das 14 horas de ontem, o Papa ingressou na Basílica de São Pedro pelo Largo Braschi, descendo às Grutas vaticanas até a sepultura de Paulo VI, onde permaneceu em oração. Um pouco mais tarde, no Altar da Cátedra, o Bispo de Bérgamo, bresciano e grande admirador de Paulo VI, celebrou a Missa comemorativa da qual participaram numerosos conterrâneos do Papa Montini e muito fiéis.

O grupo de jovens da Diocese de Bréscia era bastante heterogêneo, sendo formado por casais de namorados, jovens esposos, aspirantes a seminaristas, catequistas e jovens que fazem um percurso espiritual buscando um discernimento vocacional. Após participar da Missa em memória de Paulo VI, na Basílica de São Pedro, os jovens expressaram o desejo de encontrar o Papa Francisco, o qual – segundo o L’Osservatore -, informado do pedido, os acolheu com prazer.

Pouco depois das 18 horas, Francisco saiu para encontrá-los diante da Casa Santa Marta e dirigindo-se a eles disse: “Vos agradeço tanto por esta visita. Isto é muito bonito. Agrada-me muito”.

Os jovens – refere o L’Osservatore – estavam tão certos que o Papa Francisco não os iria desiludir, que haviam já preparado um breve discurso de saudação. Eles agradeceram a Francisco pela confiança que deposita nos jovens e as orientações que lhes deu no dias da JMJ Rio 2013. Entre outras coisas, a jovem intérprete, em nome de todos, citou de memória algumas passagens marcantes dos discursos de Francisco no Rio. Ao acabar, o Papa demonstrou agradável surpresa e disse: “Ehi! Mas que bela memória, te recordas de tudo?”

Aos jovens presentes que pensam em entrar no seminário, o Papa recomendou para iniciarem este novo caminho ‘com seriedade’. “Vocês verão que é uma alegria, uma alegria mas não uma brincadeira. É uma coisa séria. É como casar-se. Então, é uma escolha séria na vida. Porém, quando se leva uma coisa à sério, então ela torna-se bela. Mesmo se difícil”, observou o Santo Padre.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo