Exercícios espirituais

A ajuda espiritual é uma ajuda para a liberdade, diz Papa

Papa divulga videomensagem por publicação de obra relacionada aos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco divulgou nesta segunda-feira, 10, uma videomensagem por ocasião da publicação de uma recente obra de padre Miguel Ángel Fiorito, seu padre espiritual falecido em 2005.

O volume é intitulado “Buscar e encontrar a vontade de Deus. Guia prático para os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola” (em tradução livre). Será publicado amanhã, 11, pela editora Ancora e tem prefácio escrito por Francisco.

O Santo Padre comenta que “ajudar” é a palavra-chave com que padre Miguel introduz a obra. Trata-se de uma verdadeira mina para entrar na alma dos exercícios espirituais de Santo Inácio.

“Nós, seus discípulos, chamávamos Fiorito ‘o mestre’. A ajuda que nos dava era simples, mas necessária. Este livro reporta com uma estrutura aberta ou, como diremos hoje, interativa. Eu me concentro em algumas coisas que fizeram bem a mim e espero que possam fazer bem a outros”.

Francisco explica que Fiorito insiste no fato de que sua ajuda é até certo ponto. Eram profundos nele seu respeito e confiança na liberdade do outro. E sua ajuda chega até o ponto em que o outro, em sua liberdade, deseja deixar-se ajudar.

“A ajuda espiritual é ajuda à liberdade. E, portanto, um suporte guiado pela caridade discreta que, sem maltratar os limites, sabe encontrar até aqueles ‘desejos dos desejos’ em que a graça se apoia.”

Sobre a obra

O livro é composto por fichas de leitura espiritual, um estilo literário original seu, pontua o Papa. O autor transformou em fichas tudo o que fez bem com relação aos autores que são citados.

“O assunto tratado nessas folhas tinha que entrar em uma folha horizontal – às vezes, quase sem margem, para que o conteúdo pudesse ser lido todo em uma fila. Eram escritos curtos, interessantes e sempre práticos. Neles, ele fazia seus os textos de outros autores, usando-os livremente, comentando-os, anotando-os”, explica o Santo Padre.

Este rico material, segundo Francisco, é fruto de um longo trabalho de contemplação e discernimento. O foco da obra é dar-se tempo de sentir os movimentos do Espírito e procurar a vontade de Deus através da reforma da própria vida.

“Nos Exercícios, a reforma não se encontra em tensão apenas com o que antes era deformado. A reforma é também o conformar-se àquilo que é novo, isso é à vida, ao estilo, aos critérios e às escolhas do Senhor. A reforma não tem um caráter funcional nem de aperfeiçoamento, mas é finalizada à missão”.

A obra estará disponível em língua italiana nas principais livrarias. O material foi organizado pelos jesuítas da revista italiana “La Civiltà Cattolica”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo